Vulcões at Blog Ayrton Marcondes

Vulcões

deixe aqui o seu comentário

Rapaz, você já viu aquelas fotos de Pompéia? Coisa de arqueólogo essa de desenterrar a gente da cidade, aparências conservadas pelas lavas do Vesúvio. A impressão diante de figuras surpreendidas em seu último momento e conservadas no estado de horror em que a morte as colheu é terrível. Elas nos falam sobre a finitude de tudo, a precariedade da vida, o fim das civilizações, os enganos das sociedades que se crêem eternas, enfim, sobre a delicadeza da situação humana em seu sentido mais paradoxal.

O Vesúvio tem a ver com a História do Brasil, ainda que meio de tabela, você sabia? Pois um dos maiores agitadores republicanos, ao tempo do final do Império, foi o político e jornalista Antonio da Silva Jardim. Combativo, Silva Jardim lutou muito pelo fim do Império e a instalação da República no Brasil. Quando da Proclamação da República e a ascensão dos militares ao poder, Silva Jardim foi deixado de lado por ser civil.

Dois anos após a instalação da República no Brasil, Silva Jardim viajou à Europa e foi visitar Pompéia. No dia 1º de julho de 1891 estava ele no Vesúvio, tendo sido avisado do perigo do vulcão entrar em erupção. A partir daí não se pode dizer com precisão o que aconteceu. A versão corrente é a de que Silva Jardim foi tragado por uma cratera que se abriu; outra é a de que ele teria se suicidado. Tinha, então, o ardente republicano a idade de 31 anos, desaparecendo precocemente no mesmo vulcão que, dois mil anos antes destruíra as cidades romanas de Herculano e Pompéia.

A explosão do Vesúvio ocorreu no dia 24 de agosto do ano de 79. Atualmente o Vesúvio está quieto, mas em atividade. Cerca de 750 mil pessoas vivem nas suas proximidades. O que se espera é que o vulcão morra e nunca mais entre em erupção. Entretanto, o poder dos vulcões está fora do controle da humanidade. Erupções demasiadamente grandes poderiam gerar fumaça em nível suficiente para impedir que a luz do Sol chegasse até a Terra. Caso isso acontecesse o processo de fotossíntese seria abalado, haveria escassez de alimentos e uma nova Era do Gelo seria iniciada.

Mas o melhor é não pensar nisso e fazer turismo, visitando áreas vulcânicas ou estações térmicas. No caso dos vulcões, tomando cuidado para não ser tragado por alguma cratera, pelo amor de Deus.l

Escrito por Ayrton Marcondes

4 fevereiro, 2010 às 7:51 am

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta