Armando Nogueira at Blog Ayrton Marcondes

Armando Nogueira

deixe aqui o seu comentário

armando-nogueiraPara o telespectador ele era o homem que estava detrás do Jornal Nacional. Ele criou um estilo, um modo de ser na televisão com direito à busca de perfeição na imagem e, principalmente, no texto.

Era um apaixonado por futebol, botafoguense roxo. Grande cronista do esporte, destacava-se por tiradas que se tornaram memoráveis. Tinha o faro da grande notícia tantas vezes colhida nos pequenos detalhes. Vez ou outra assinava um texto em pleno Jornal Nacional: coisa desnecessária dado o seu estilo inconfundível.

Durante as Copas do Mundo, a Globo costumava fazer uma mesa redonda após os jogos. Armando chefiava a mesa para a qual convidava pessoas ligadas ao esporte. Numa dessas ocasiões – não sei dizer em que Copa – entre os convidados estava Zagalo e um jornalista cujo nome infelizmente me escapa. Acontece que o tal jornalista teve um verdadeiro acesso de saudosismo durante o programa. A cada vez que se pedia a opinião dele, saía-se com frases como “futebol para mim é o do Garrincha” e assim por diante.

Em vão Armando Nogueira tentou trazer a discussão para o presente, dizendo que já não tínhamos Garrincha, Pelé, os tempos eram outros. Mas, o jornalista não desistia da sua linha que, logo se percebeu, visava criticar Zagalo. Houve um momento em que o tal jornalista de fato excedeu-se com palavrório ofensivo a Zagalo. Foi aí que Armando Nogueira assumiu diretamente o pulso da situação dizendo ao jornalista, com todas as letras, que aquilo era uma agressão e por aí afora.

Nunca me esqueci do modo como Armando Nogueira agiu naquela ocasião. Com precisão cirúrgica cortou os arremessos imbecilizados do jornalista que, daí por diante manteve-se calado. Ficou a lembrança do constrangimento e a ação precisa do mediador.

Ainda que não se tenha conhecido pessoalmente Armando Nogueira é impossível ignorar o seu falecimento. Desaparece uma figura interessante, inteligente, que deu muito de si aos telespectadores e leitores de jornais.

Escrito por Ayrton Marcondes

29 março, 2010 às 9:53 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta