Mundo cão at Blog Ayrton Marcondes

Mundo cão

deixe aqui o seu comentário

Não sei dizer a partir de quando, mas passei a não gostar de filmes de terror ou tramas excessivamente violentas. Quanto ao terror é estranha a minha mudança de opinião de vez que desde menino procurei ler tudo relacionado ao gênero. Edgar Allan Poe terá sido uma das minhas primeiras paixões literárias. Tínhamos em casa a obra completa dele, publicada em três volumes pela Editora Globo. Através desses livros tomei conhecimento, entre muitos outros, do caso do Sr. Valdemar que não conseguia morrer porque havia sido hipnotizado e o homem que o hipnotizara mantinha-o preso, não o deixando acordar. Poe abriu para mim um mundo fantástico no qual muitas vezes me refugiei para sair da mesmice do dia-a-dia.

É provável que a minha intolerância com filmes de terror se prenda à natureza das obras hoje produzidas. A maioria dos filmes de terror – e grande parte dos de suspense – aposta em clichês bastante surrados, sendo que cenas capazes de provocar susto parecem ser as preferidas dos diretores de cinema.

E que dizer dos horrores que a realidade diariamente nos impõe? Ora, são talqualmente insuportáveis. Hoje mesmo ouvi pelo rádio do carro sobre um ataque de uma quadrilha. armada até os dentes a um supermercado, em São Paulo. A ação se deu na madrugada; a polícia foi avisada e dos quinze bandidos, cinco foram mortos. Do lado da polícia alguns feridos, mas nenhuma morte. Funcionários do supermercado que trabalhavam na ocasião sofreram violências, sendo que um deles foi trancado no frigorífico. Só esse fato já bastaria como dose diária de horror se eu não lesse no jornal que um índio culina, acusado de canibalismo, foi inocentado.

A história é horrível. O crime aconteceu em fevereiro de 2009: o corpo de um deficiente físico foi esquartejado a golpes de facão, sendo que nem todas as partes foram encontradas. Sete índios foram acusados de ter comido as partes desaparecidas do corpo. Dois deles foram presos e os outros são considerados foragidos. Um dos índios presos acaba de ser inocentado pela Justiça do Amazonas por falta de provas.

Se houve canibalismo ou não, não se sabe com certeza. Mas a história é horrível, horrorosa.

Chega!

Escrito por Ayrton Marcondes

5 agosto, 2011 às 2:17 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta