Chroma key at Blog Ayrton Marcondes

Chroma key

deixe aqui o seu comentário

O chroma key é um recurso muito útil para  quem trabalha com filmes e fotos.  Trata-se de um fundo de cor azul ou verde, bastante uniforme, que é colocado atrás de quem está sendo filmado ou fotografado. O interessante é que esse fundo pode ser posteriormente retirado, colocando-se em seu lugar uma imagem de interesse, uma paisagem por exemplo. Filmes de ação utilizam muito o chroma key: atores gravam cenas de perigo diante de um fundo azul ou verde que depois é substituído por imagens futuristas etc.

Eis aí uma coisa que poderia ser feita no Brasil, envolvendo inúmeras situações ligadas às atividade política no país. Seria muito interessante se entrevistas de personagens públicas envolvidas em falcatruas fossem gravadas com um fundo removível para depois serem editadas com motivos adequados ao contexto, grades por exemplo. Cairiam bem, também, imagens de presídios e mesmo algumas tomadas ao vivo durante assaltos a bancos. Outra sugestão seria utilizar como fundo pessoas em intermináveis filas esperando por atendimento, enfermarias lotadas e em péssimas condições, casebres onde vivem famílias enormes e assim por diante. Nesse caso o editor de imagens estaria apostando no contraste entre o enriquecimento ilícito e a miséria que assola grande parte da população do país.

Pode ser que a sugestão de uso do chroma key não cole. Imagino que políticos, por exemplo, não se sujeitarão a conceder entrevistas sem saber de antemão que imagens serão utilizadas como pano de fundo às suas declarações. É pena porque o que se quer é transparência: todo mundo sabe da importância de imagens que contextualizem cenas, se possível até com efeitos sonoros que proporcionem melhor efeito às palavras emitidas pelos declarantes.

 No momento está na berlinda o Ministro de Esportes, acusado, em entrevista concedida à “Revista Veja”, de ter recebido propina. O ministro nega, mas o acusador diz ter provas que apresentará nos dias seguintes. Como ficaria o caso do ministro em termos de uso de chroma key? Bem, no momento não há porque se duvidar da inocência dele que, assim espero, venha a se confirmar. Portanto, para a edição de uma entrevista dele com possibilidade de troca de fundo o melhor é trocar o verde ou o azul, por imagem ligada ao esporte, a da construção do Itaquerão, por exemplo. Entretanto, se as coisas se complicarem nos próximos dias e sobre o comportamento do ministro pairar alguma dúvida aí será hora de mudar o fundo por algo contundente que, por enquanto, nem imagino.

Eis aí mais um ministro do governo Dilma sendo acusado. Do jeito que as coisas vão pode ser que talvez um dia, no futuro, se alguém tiver a ideia de tirar uma foto do Brasil, o melhor venha a ser mudar o fundo, trocando o azul das águas que banham o litoral por algo de cor mais forte, roxo, por exemplo.

Escrito por Ayrton Marcondes

17 outubro, 2011 às 3:26 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta