Joe Frazier
Joe Frazier faz parte da memória do boxe. Ele foi um grande campeão dos pesos pesados e notabilizou-se por infringir a primeira derrota a Cassius Clay, outro eterno campeão que mudou o nome para Mohamed Ali.
Frazier era um sujeito fortíssimo e atarracado. Seu estilo de luta não tinha a elegância de Cassius Clay sobre o tablado. Entretanto, Frazier distinguia-se pela força, eficiência dos golpes e a busca permanente de confronto com seus adversários. Era desses que não retrocedem nunca e buscam bater sempre, atingindo com muito “punch” os seus adversários.
De Frazier sempre nos lembramos da sua memorável luta contra Cassius Clay a quem derrotou sem conseguir o nocaute, mas derrubando o seu adversário por duas vezes. Clay se vingaria dessa derrota algo humilhante vencendo, mais tarde, Frazier por duas vezes. Mas, aquela cena de Clay, o imbatível Clay, no chão é das mais majestosas de toda a história do boxe. Do outro lado, em pé, o grande campeão Frazier, vencedor da luta por pontos.
Joe Frazier morreu ontem, segunda-feira, vitimado por um tumor no fígado. Passou-se apenas um mês entre o diagnóstico do câncer e a morte do ex-pugilista que foi recebida com grande pesar.
Para quem não gosta e não admira o boxe a morte de Smoking Joe Frazier nada representa. Para quem o viu em atividade nos ringues e acompanhou a trajetória dele a notícia da morte traz grande tristeza. Frazier fez parte de uma determinada época em que a categoria dos pesos-pesados era frequentada por grandes nomes do pugilismo.
Aí se vai o grande Joe Frazier. Deixa saudades