Casos de amor
Há sempre o modo de ver de Nelson Rodrigues para quem os seres humanos são como são, atores de uma comédia de costumes na qual se acomodam muito bem a papéis tantas vezes tenebrosos. As personagens de Nelson expõem o outro lado da índole humana que fazemos de tudo para ocultar de modo que possamos ser vistos como gente ponderada, boa, sem vícios etc.
Nelson Rodrigues escreveu muitos textos inesquecíveis. Um deles é a história de um sujeito que é avisado por um amigo de que está sendo traído pela mulher. Como o marido traído parece não acreditar que está sendo corneado o amigo dá a ele o endereço e o horário em que a mulher dele se encontra com o amante. Acontece, então, que o marido vai ao local e, oculto, vê a mulher dele entrar no hotel com o amante, só saindo muito tempo depois. Mais tarde o marido encontra-se com o amigo que pergunta a ele como as coisas se passaram, se presenciou a cena da traição. A resposta do marido é inesperada:
- Não era ela.
Nem todo mundo é assim e histórias como essa podem até mesmo ter fins trágicos como muitas vezes acontece.
Hoje se noticia que um italiano de 99 anos de idade, cinco filhos e muitos netos, pediu divórcio porque descobriu que sua mulher teve um amante nos anos 40. Antonio, o italiano, encontrou numa gaveta cartas de amor da mulher e decidiu partir para a separação. Trata-se do fim de um casamento que durou 77 anos e Antonio talvez seja o homem mais velho a ter pedido divórcio, fato que estabelece um recorde.
O interessante é que Antonio descobriu o caso em 2002, portanto há nove anos. Rosa, a mulher de Antonio, confessou ter escrito as cartas e, a partir daí, Antônio passou a ter ataques de ciúmes e constrangimentos. Mas só agora o marido decidiu-se pela separação, embora os apelos de Rosa que hoje tem 96 anos de idade.
O caso de amor entre Antonio e Rosa fala por si só, não requer comentários, opiniões e julgamentos.