O BBB12
Confesso que já tentei acompanhar o BBB em anos anteriores, mas não consegui. O fato é que não achei a menor graça em seguir a trajetória dos participantes do programa, com direito a análises de comportamentos, eliminações, mudanças de liderança e tudo o que faz parte das regras estabelecidas. No fundo acho que me faltou aquela curiosidade básica pelo que se passa na casa do vizinho.
Há quem critique muito o BBB afirmando não ver razões para que seja exibido. Critica-se a falta de teor educativo e de qualquer valor cultural no programa. Muita gente se pergunta para que, afinal, serve o BBB no qual pessoas são expostas ao limite, sempre sob o olhar impassível de câmeras que flagram todos os seus atos.
De que o BBB é ruim enquanto programa não há dúvidas. Por outro lado é inegável que desperta a atenção de um grande público, atraindo, inclusive, o interesse de grandes patrocinadores. Para quem duvida disso, basta olhar as páginas de abertura de portais da internet nas quais as notícias do BBB têm destaque e são continuamente atualizadas. Isso sem falar em comentários a artigos publicados e aqueles no twitter, facebook etc.
Mas, de dois dias para cá o BBB12, atualmente em andamento, tornou-se explosivo diante da acusação de que um dos participantes teria estuprado outra participante, estando essa sem condições de perceber a injúria. O fato ganhou imediatamente grande notoriedade. Para que se tenha ideia a própria polícia decidiu-se pela investigação do possível crime cometido e um delegado já esteve no PROJAC para ouvir a mulher que teria sido estuprada.
Em relação ao acusado de estupro as opiniões têm mudado depressa. Inicialmente o diretor do BBB12 afirmou que o acusado estaria sendo vítima de racismo. Um dia depois o acusado foi expulso do BBB12 e o diretor afirmou que ele havia passado dos limites.
Obviamente, tudo isso gera grande celeuma e atrai a atenção do público. O que não se diz é que por mais explicações que se deem sobre o BBB, não se chega a consenso. O fato é que programa incomoda, despertando comoção entre os que gostam e a ira dos que o detestam. Esse último fato, a acusação de um estupro, servirá a muito falatório nos próximos dias e sempre será lembrado como algo pelo qual os BBBs deveriam ser banidos da televisão. A ver, nos dias subsequentes, o que dirão os críticos de plantão sobre mais esse triste episódio envolvendo a turma do BBB12.