Pernas de políticos at Blog Ayrton Marcondes

Pernas de políticos

deixe aqui o seu comentário

Quem não viu ou não se lembra da foto do ex-presidente Jânio Quadros, flagrada num momento em que as pernas dele estavam torcidas e os pés virados para lados diferentes? Jânio era de fato um tipo muito estranho, talvez por ser muito diferente tão adorado pelos seus patrícios que o conduziram à presidência da República. Mas, Jânio trairia a confiança de seus eleitores renunciando à presidência num episódio que ainda hoje suscita especulações apaixonadas. Da renúncia de Jânio ao começo da ditatura militar passaram-se apenas três anos, nos quais o governo do então presidente João Goulart deu assunto a valer para historiadores, biógrafos e toda sorte de escribas que têm tratado do assunto.

O caso é que a estranha foto de Jânio é exibida em quase toda vez que se decide citá-lo e mostrar a sua impressionante figura. Ela parece revelar o verdadeiro Jânio, proprietário de muitas esquisitices que compunham o seu modo de ser. Inteligente, possuidor de uma verve fantástica que utilizava em seus pronunciamentos, era todo ele a imagem escancarada do inesperado, daquele a quem não se sabe bem o que poderá fazer em seguida.  

Mas, nos últimos tempos quem tem frequentado a berlinda é o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Tendo saído do DEM e fundado um novo partido, o PSD, Kassab tem sido criticado por gregos e troianos pelo seu senso de oportunismo, negociando alianças na base do que poderá render mais politicamente. Nada de projeto político para o país, nada de convicções: a aliança a ser estabelecida para as próximas eleições municipais poderá ser feita com o PT ou com o PSDB, isso tudo dependendo dos juros políticos conseguidos na negociação. Isso é o que se propaga, o que se fala por aí.

Entretanto, as coisas não andam tão bem para Kassab que, aparentemente, mudou muito desde o tempo em que assumiu a prefeitura de São Paulo. Pois não é que entre tantas coisas que atraem a atenção sobre ele o prefeito conseguiu repetir a famosa cena da foto de Jânio?

Aconteceu ontem, na catedral da Sé, onde o prefeito estava para assistir à missa rezada por ocasião do aniversário da cidade de São Paulo. A foto mostra o prefeito com as pernas torcidas e os pés apontando para direções diferentes, posição muito semelhante à de Jânio na célebre foto dele já citada.

Se fotos estranhas representarem algum tipo de revelação é bom que Kassab se cuide porque a Jânio aconteceu renunciar. Kassab vive no momento a sua indefinição em relação a quem se aliar, ele que é o patrono do novo PSD. Além disso, tem enfrentado críticas e protestos. Ontem mesmo, ao sair da catedral, enfrentou uma chuva de ovos atirados por manifestantes que protestavam contra a ação na Cracolândia e a reintegração de posse em São José dos Campos.  Ainda bem que nenhum ovo atingiu o prefeito, mas os seguranças dele passaram por muitos apuros.

Mas, fica aí um aviso sobre pernas de políticos. Achávamos que, em relação às pernas, Jânio fosse único, fato desmentido por Gilberto Kassab. O melhor é daqui pra frente observarmos melhor as pernas de políticos. Talvez elas tenham muito a nos informar, ajudando-nos a votar com mais consciência nas próximas eleições.



Deixe uma resposta