Maradona e Pelé at Blog Ayrton Marcondes

Maradona e Pelé

deixe aqui o seu comentário

A velha rivalidade entre brasileiros e argentinos continua em pé. Já somos mais bem encarados quando visitamos a Argentina, fato muito ligado ao real forte e à importância que o Brasil vai assumindo no contexto mundial. No momento a encrenca situa-se no setor de importações com as exigências e restrições do governo argentino à entrada de produtos brasileiros em seu país. No mais, os “hermanos” são boa gente e perderam aquela mania de superioridade que tinham há alguns anos. Verdade que o calote econômico dado pela Argentina e a pobreza que se tornou visível no país mudou o aspecto do povo em geral. Já não se vê nas ruas de Buenos Aires o apuro de costumes e elegância de outros tempos, embora a cidade continue fantástica para quem a visita.

Mas, como em outros tempos, a rivalidade mostra-se mais escancarada no futebol. Verdade que os times brasileiros e argentinos já não são bons como os de antigamente. A razão disso é a conhecida emigração dos melhores jogadores dos dois países para a Europa atraídos que são eles pelos altos salários pagos no velho continente. Talvez por isso um jogo de time brasileiro importante contra o Boca Juniors, por exemplo, não cause mais tanto frisson.

Agora o que não morre, o que não termina, é a rivalidade em torno do fato de quem terá sido o maior craque da história do futebol mundial. Essa rivalidade é o tempo todo alimentada pelas críticas de Maradona a Pelé que, por sua vez, não se faz de rogado. Maradona não suporta a supremacia de opiniões sobre Pelé, tido em todo o mundo como incomparável.  O fato de hoje, envolvendo a disputa entre os dois antigos craques, diz respeito a uma reação de Maradona a uma declaração de Pelé que, evitando comparações com Messi, afirmou ter nascido para jogar futebol, como Beethoven nasceu para escrever música e Michelangelo para pintar. Ao que Maradona, atualmente técnico de um time dos Emirados Árabes, respondeu comparando-se a grandes astros do rock e recomendando a Pelé mudar de médico, pois estaria até tomando seus remédios e horários errados.

A opinião do torcedor? Bem, vi os dois jogarem. Deixando de lado – na medida do possível – o fato de ser brasileiro sou capaz de jurar diante de qualquer tribunal que Pelé foi incomparável. Maradona? Fantástico jogador, maravilhoso com a bola nos pés, grande ídolo do futebol mundial e que seria de fato o primeiro caso Pelé não tivesse existido.

O mundo de Maradona seria perfeito sem a existência anterior de Pelé nos gramados de futebol. Mas, feliz ou infelizmente, a vida é assim, ela parece se divertir ao opor contrários e circunstâncias. Para o par existe o ímpar, para o certo o errado a por aí vai.

Mas, não deixa de ser curiosa essa batalha intestina entre jogadores pela glória de ter sido o maior de todos os tempos.

Escrito por Ayrton Marcondes

14 março, 2012 às 11:57 am

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta