Nudez e protesto at Blog Ayrton Marcondes

Nudez e protesto

deixe aqui o seu comentário

Confesso que fico meio confuso quando vejo fotos de mulheres com seios de fora, protestando em relação ao que quer que seja. São comuns as exibições de fotos de mulheres ucranianas que, debaixo de um frio terrível, apresentam-se seminuas, em geral acabando por serem presas pela polícia. E o recolhimento das mulheres se faz com grande estardalhaço, dado que resistem aos musculosos policiais que se encarregam de tirá-las das ruas.

O fato é que a moda está pegando. Mesmo no Brasil ocorreram passeatas durante a Rio+20 com mulheres de tórax desnudo, isso para protestar em favor da preservação do ambiente. Aconteceu também na Marcha das Vadias e em outras manifestações públicas. Houve até caso em que algumas mulheres e um homem ficaram inteiramente nus, deixando-se ver e fotografar assim.

A pergunta que não quer calar é: a nudez, parcial ou total, reforça os protestos? Difícil de responder, mas arrisco dizer que, no fundo, não. Pelo amor de Deus nada de moralismo, ofensa moral ou o que seja, mas o fato é que se retém mais na memória as imagens de nudez e menos as razões do protesto. Quem discorda que atente para o fato de que as fotos de fato chamam mais a atenção que a razão que as motivou.

Entretanto, não sendo comum que pessoas se exibam nuas o fato tem servido a toda sorte de interpretações. Há quem veja nisso abuso, libertinagem desnecessária, senão prática de puro exibicionismo. Para outros a nudez em público figura como oportunidade para retirar do ostracismo pessoas que de outra forma não seriam notadas. E por aí vai.

Pois acho que vivemos numa época em que de tudo se permite um pouco, daí que os incomodados que se mudem. Se pessoas têm a convicção de que a nudez de seus corpos possa interferir, de algum modo, nas causas que defendem bom para elas, bom para quem concorda com isso.

Bem, o título desse texto deveria ser “liberdade de expressão”. As pessoas devem ser livres para se expressar do modo que acharem melhor. Se forem mulheres e bonitas melhor ainda. Agora se a nudez realmente acrescenta alguma força aos protestos isso é coisa que talvez só uma ampla pesquisa possa vir a fornecer a resposta.

Em todo caso, aquelas ucranianas são mesmo de amargar. Não perdem a oportunidade de tirar as roupas e louve-se a coragem delas ao exibir-se em dias em que os termômetros indicam muitos graus negativos.

Por fim, veio-me à memória um filme antigo, em preto-e-branco, no qual o personagem principal é um inventor que consegue produzir óculos cujas lentes permitem que as pessoas, embora vestidas, sejam observadas nuas. Há uma cena em que o personagem vai a uma reunião social na qual os presentes portam roupas elegantes. Então ele coloca os óculos, as roupas desaparecem e ficam as pessoas expostas, nuas, transferindo ao expectador a sensação de código rompido, de invasão de privacidade, quem sabe até de pecado. Mas eram outros os tempos desse filme antigo e neles as mulheres não só não se despiam em passeatas e ideia de nudez em público talvez não passasse de pura ficção.

Escrito por Ayrton Marcondes

25 junho, 2012 às 4:57 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta