Fotos tiradas do espaço
Essas fotos que astronautas tiram da Terra diretamente do espaço talvez não devessem ser publicadas. Elas nos dão conta de nossa pequenez, do quanto levamos a sério uma civilização que, afinal de contas, tem sua história restrita a um grão de poeira do universo. Diante da vastidão do universo toda essa agitação, os problemas, as guerras e tudo aquilo em que acreditamos parece se reduzir a um quase nada, senão ao próprio nada.
Ora, pode-se não concordar com isso, afinal o mundo é um vasto reinado de jactâncias onde os humanos competem pelo seu espaço e brilho pessoal. Somos tão importantes, lutamos pelas nossas ideias, nossas convicções são tão firmes! Mas, o nosso mundo visto de fora, afastado de seu próprio umbigo…
Está circulando foto da Itália tirada por astronauta que no momento está na Estação Espacial Internacional. Nela destaca-se o sul do país, as luzes de Roma e Nápoles e o mar Mediterrâneo. Ali está Roma vista do espaço, Roma com seus milhares de habitantes, capital do antigo império romano ao qual sempre voltamos para ouvir os ensinamentos dos grandes tribunos. O grande Júlio Cesar viveu e lutou ali numa época em não existia a eletricidade que hoje permite que as luzes da cidade dele possam ser vistas de tão longe, do espaço.
Com frequência cada vez maior os cientistas fazem uso de telescópios mais poderosos e, aos poucos, devassam os mistérios do universo. Nesta mesma semana mostrou-se na televisão uma grande explosão ocorrida no Sol projetando-se a 800 km fora da grande estrela. Fusões de estrelas são flagradas, galáxias que se chocam são surpreendidas pelas poderosas lentes desenvolvidas pela avançada tecnologia hoje disponível.
O interessante nisso tudo é que o universo parece estar se empenhando em lembrar-nos sobre a nossa pequenez. Ao ser revelado e revelar-se aos nossos olhos, ao apresentar-nos o mundo em que vivemos em imagens tiradas de fora, talvez esteja nos avisando sobre a finitude das coisas e da própria vida.
Para além de sua beleza e interesse fotos tiradas do espaço são um convite à reflexão sobre o valor real da existência e a necessidade de viver-se da melhor maneira possível. Mas, para quem o universo não passa dos limites dos problemas que nos afligem no cotidiano as fotos tiradas do espaço talvez não digam nada.