Crianças desaparecidas at Blog Ayrton Marcondes

Crianças desaparecidas

deixe aqui o seu comentário

Foi exibido ontem o último capítulo da novela “Amor Eterno Amor” cuja trama gira em torno do desaparecimento de crianças. O personagem principal foi roubado de seus pais ainda pequeno e a novela gira em torno da busca realizada por ele, já adulto, dos responsáveis pelo crime que o afastou de sua família. Participação de espíritos, alusões a outras vidas, enfim boa dose de intervenções sobrenaturais mescla-se ao presente das personagens que nem sempre encontram nesta vida explicações para as situações que enfrentam. Mas, chama a atenção o fato de que, ao fim de cada capítulo, exibem-se imagens de pessoas desaparecidas, em geral crianças, sendo fornecidos contatos para o caso de alguém saber o paradeiro atual de alguma delas.

Crianças são trazidas ao mundo a cada instante sem que, com grande frequência, os pais tenham condições de cria-las adequadamente. Programas policiais exibidos na televisão rotineiramente apresentam casos de crianças maltratadas, abusadas sexualmente ou mesmo mortas a pancada por pais, mães, padrastos etc. Em muitos casos espanta a frieza dos responsáveis pelos delitos ao narrarem o modo como puseram fim à vida de crianças indefesas. Trata-se de confissões terríveis que nos levam a pensar sobre os limites que podem ser desrespeitados pelos seres humanos.

É comum nas cidades brasileiras a abordagem feita por crianças em sinais de trânsito, seja para pedir esmola, vender coisas, limpar vidros etc. Mal vestidas e com aspecto que traduz as condições miseráveis de suas vidas sabe-se que muito cedo descambam elas para vícios, quando não se dirigem à prostituição e ao crime. Morando em favelas, sob viadutos ou simplesmente na rua, não têm elas condições de seguir escolaridade e nem mesmo dispõem da alimentação requerida nessa idade para o desenvolvimento normal do organismo. Representam, a céu aberto, a miséria para a qual se fecha os olhos, absurdamente admitindo-se que o Estado não pode dar conta de tantas crianças desvalidas.

Mas, o Brasil certamente não é único país onde isso acontece. Vez por outra ficamos sabendo da situação existente em outros países e de casos que chamam a atenção pela magnitude. Hoje, por exemplo, se publica que a população indiana está chocada com o caso de uma mãe que vendeu suas três filhas por R$ 6,00. Explica-se a mulher dizendo que as vendeu para que não tivessem a vida terrível que as espera. Elas tinham sido expulsas de casa pelo próprio pai que com frequência batia nelas. Quando foram vendidas estavam morando numa estação de trens com a mãe.  Entretanto, o destino das meninas era incerto porque vivem em região onde o tráfico humano é intenso, sendo que 15 mil crianças desapareceram nas mãos de traficantes no último ano.

Agora as meninas e a mãe estão num abrigo. Temia-se que elas, caso não fossem resgatas, fossem conduzidas à prostituição ou se tornassem vítimas de casamentos forçados.

A vida do outro lado dos vidros bem fechados dos nossos carros não é nada simples.

Escrito por Ayrton Marcondes

8 setembro, 2012 às 12:58 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta