Ainda a renúncia at Blog Ayrton Marcondes

Ainda a renúncia

deixe aqui o seu comentário

A renúncia de Bento 16 domina o noticiário dos jornais. Páginas e páginas são escritas com toda sorte de considerações, as principais envolvendo as possíveis causas da renúncia e o que acontecerá à igreja daqui por diante. Num pronunciamento Bento 16 criticou a divisão da igreja e acenou para a hipocrisia entre membros do clero. Especialistas viram na fala do papa reforço aos comentários de que disputas internas o levaram a renunciar.

De todo modo esperam-se mudanças na igreja. Um cardeal brasileiro lembra que será difícil ao novo papa acomodar a doutrina católica aos reclamos dos fiéis tais como concordância com casamentos gays e uso de camisinhas, entre outros. Também se fala sobre a necessidade da igreja adaptar-se mais ao mundo de hoje, aceitando algumas novidades decorrentes do avanço da ciência.

O papa teria renunciado para ceder lugar a alguém com vitalidade de corpo e espírito para renovar a igreja. Nesse sentido surgem especulações sobre quem poderia ser o novo papa, como sempre sendo citados proeminências do clero oriundas de países fora da Europa. Reuniriam alguns deles potencial para mudar os rumos da igreja e reverter a perda de fiéis para religiões evangélicas que não param de crescer.

Como não poderia deixar de ser fica tudo no talvez. Sinceramente, não acredito em muitas mudanças. Contribui para esse modo de pensar conversa que tive há alguns anos com um padre na qual ele me disse coisas marcantes. Lembrou-me o padre de que a igreja de Jesus Cristo tem dois mil anos e resistiu a todos os modismos e heresias. A doutrina é maior que modos de ver e hábitos temporários que, no fim das contas, acabam passando. A doutrina não passa, ela é sempre a mesma porque divina e superior aos modos humano de governar o mundo e viver em sociedade. Enfim , a doutrina é soberana, fato que não se discute dentro da igreja - disse o padre.

Bento 16 pede a cardeais verdadeira renovação na igreja. Resta-nos esperar pelo conclave e observar o perfil do escolhido para governar a igreja. O assunto apaixona e a renúncia provoca verdadeiro tsunami no mundo porque surge como quebra inesperada das regras do jogo.

Bento 16 reapareceu em público para a missa da quarta-feira de cinzas e foi aplaudido e ovacionada pela multidão. De repente tornou-se possível vê-lo apenas como um homem, um senhor de  85 anos, cansado, mas claramente convicto do acerto da difícil decisão que tomou.

Escrito por Ayrton Marcondes

14 fevereiro, 2013 às 1:02 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta