Vida em Marte at Blog Ayrton Marcondes

Vida em Marte

deixe aqui o seu comentário

Você viu as fotos de Marte tiradas pelo jipe-robô Curiosity? São fantásticas e nos trazem imagens reais do ambiente marciano. O planeta vermelho surge como imensa gleba de terra desabitada. Vales, montanhas, planícies, crateras, vulcões e canais compõem um ambiente de aspecto desértico, sugerindo que ali jamais tenha existido vida tal como a conhecemos.

Entretanto, eis que ontem divulgou-se a descoberta pelo Curiosity de uma rocha na qual foram encontrados elementos necessários à existência de micróbios disso concluindo-se que Marte já foi habitável.

O Curiosity não é a primeira sonda a descer em Marte. Desde a década de 60 do século passado sondas têm enviado informações sobre o planeta. Acontece que o Curiosty possui recursos mais avançados e ainda deverá enviar muitas informações importantes sobre o planeta.

O Marte inóspito que vemos nas fotografias transfere-nos imagens de desolação. Vento, poeira e pedras compõem um ambiente realmente desolador. Contrasta, infelizmente, com toda a expectativa gerada pela ficção em torno do planeta. Em nossa imaginação Marte é um lugar onde existe uma civilização avançada, sendo os marcianos povo aguerrido e sempre pronto a entrar em guerra com a Terra. O sonho dos marcianos é a conquista da Terra e os heróis terráqueos, para nossa sorte, sempre conseguem impedi-los. Em torno dessa ilusória situação desenvolvem-se filmes, histórias em quadrinhos, séries de TV que sempre atraem a atenção do público. E não custa lembrar da famosa transmissão radiofônica realizada pelo ator Orson Welles que espalhou pânico na população dos EUA com a leitura do livro “A Guerra dos Mundos”. O fato deu-se em 1938 e muitas pessoas abandonaram suas casas, fugindo porque os marcianos estavam chegando.

Não custa confessar que somos loucos por Marte e sempre esperamos alguma grande novidade a respeito de lá. Quem sabe dia desses não se divulga a descoberta de vestígios da existência de vida inteligente no quarto planeta do sistema solar. Seria a confirmação de nossas expectativas ficcionais e alavancaria a imaginação de muitos criadores de histórias que tanto nos deliciam.



Deixe uma resposta