Bebês em perigo at Blog Ayrton Marcondes

Bebês em perigo

deixe aqui o seu comentário

Na China um bebê recém-nascido foi retirado de um cano de esgoto após passar duas horas dentro dele. O bebê ainda estava ligado à placenta no momento em que foi retirado. Foi o choro que atraiu a atenção de pessoas que chamaram os bombeiros.

A mãe tem 22 anos de idade e escondeu a gravidez dos vizinhos, temendo ser criticada por ser solteira. O fato provocou comoção na China e as pessoas estão enviando roupas e fraldas para cuidados com o bebê. Televisões de todo o mundo divulgam imagens da ação dos bombeiros, retirando o bebê do cano. Não se sabe se ele foi parar ali por acidente ou se a mãe - ou o pai – quiseram se livrar dele.

A China tem quase 2 bilhões de habitantes. Lá os casais são proibidos de ter mais de um filho. Tem chinês demais na China dai a limitação do número de filhos.

A repórter que narrou o caso do bebê chinês preso no cano de esgoto salientou que na China é comum que casais se desfaçam de bebês dada a impossibilidade de se ter mais de um filho. Outro jornalista acrescentou que isso acaba acontecendo em regimes totalitários nos quais leis são impostas e o povo se vê na contingência de ter que obedecê-las.

A questão do controle da natalidade é controversa havendo pessoas favoráveis e desaforáveis a ela. Existe a participação da igreja que entende a relação sexual como meio de reprodução daí ser contrária a uso de camisinhas e mesmo da prática de abortos. Entretanto, como gerir uma situação como a observada em nosso país no qual casais paupérrimos possuem muitos filhos e não possuem a menor condição não só de cria-los como educá-los?

Quem visita lugares onde vivem populações de baixa renda ou mesmo ausência dela espanta-se com a precariedade das condições em que vivem adultos e crianças. Não existe acesso a praticamente nada e a fome faz parte da vida cotidiana.

Não dá para julgar a proibição chinesa que obriga os casais a seguirem a limitação de filhos. Num país com a população hoje existente na China o que fazer para conter a explosão demográfica?

Mas, aos bebês. Ah,  pobres bebês que chegam ao mundo e merecem todos os cuidados e atenções. Pobre bebê milagrosamente salvo pelo acaso de terem ouvido o seu choro a tempo de retirá-lo de um cano de esgoto. Pobre mãe vitimada pelo desespero. Louco mundo esse no qual vivemos e que a cada dia mais nos surpreende com acontecimentos verdadeiramente bizarros.



Deixe uma resposta