Esse tal de Snowden
Esse cara chamado Snowden se meteu numa encrenca danada. Os EUA querem o pescoço dele, o sangue também. Ex-funcionário da CIA Snowden trabalhou como consultor na Agência de Inteligência dos EUA. Tendo acesso a dados sobre espionagem dos EUA - dentro e fora daquele país - Snowden tornou-os públicos, despertando a ira do governo. Alega-se que o ex-funcionário colocou em risco não só a segurança do país como a de inúmeras pessoas. Obviamente, os dados revelados despertaram reações negativas em todo o mundo. Até o presidente Obama enfrentou problemas em suas recentes negociações com mandatários europeus.
Que americanos sempre tiveram esse olhar de dominadores a quem tudo é permitido em relação aos demais povos do mundo, isso não se discute. As ações dos governos dos EUA em seu quintal da América Latina vêm sendo reveladas aos poucos. O filme “O dia que durou 21 anos”, em cartaz nos cinemas, mostra em detalhes a participação ativa do governo dos EUA que levou Jango a renunciar, instalando-se o período de ditadura militar no Brasil.
Arrazoados e interesses de parte o que fica mesmo é a pergunta sobre quem é esse tal de Snowden. Afinal, por que cargas d´água um sujeito se dá ao desfrute de agir como agiu, provocando uma reação em cadeia que está longe de terminar e colocando em risco a própria vida? Seria o caso de um apóstolo da democracia, um herói dos direitos humanos, alguém disposto a entregar-se às feras em nome do bem comum? Ou apenas um cara meio louco que se deixou levar pela fantasia de grandeza e visibilidade pessoal ao ter tantas informações em mãos e nem pensou nas consequências?
Imagino que algumas pessoas tenham acesso aos dados disponibilizados por Snowden, mas nenhuma delas se habilitou a divulgá-las, temerosas da reação norte-americana. Aliás, no caso de Snowden, a reação está em andamento. No momento o ex-agente está no setor internacional do aeroporto de Moscou de onde não pode sair porque não têm documentos. Além disso, ontem avião do presidente Evo Morales foi proibido de voar sobre espaços aéreos de alguns países europeus porque vinha de Moscou e suspeitava-se que Snowden estivesse a bordo, fugindo para a América do Sul. Ninguém duvida que as ações envolvendo o voo de Evo foram orquestradas pelos EUA.
Agora só resta esperar para saber no que isso vai dar. Esse tal de Snowden está mesmo é ferrado. O s EUA nunca vão desistir dele a quem classificam como traidor. O problema de Snowden é que de uns tempos para cá o mundo ficou pequeno demais e a cada dia torna-se mais difícil a alguém procurado simplesmente desaparecer. Bin Laden vivia escondido em cavernas, mas quando pôs o nariz para fora acabou sendo encontrado e morto.
Não é por nada não, mas esse tal de Snowden bem que poderia trabalhar como ator numa versão do filme “Cabra marcado para morrer”. Ator perfeito para o papel.