Chacinas at Blog Ayrton Marcondes

Chacinas

deixe aqui o seu comentário

É terrível constatar, mas já nos conformamos com esses atiradores que, de repente, matam muitas pessoas em cidades dos EUA. De fato, ocorrências dessa natureza não nos causam grande surpresa, passando por esperadas no cotidiano daquele país.

Visto de longe e por atacado o problema pouco nos incomoda ainda mais se considerarmos que vivemos em país onde a violência assume índices espantosos. Entretanto, quando observadas no varejo as chacinas que ocorrem nos EUA não podem deixar de afetar-nos duramente. Comprova essa afirmação o massacre realizado por um vietnamita que, semana passada, matou treze pessoas em Binghamton, Estado de Nova York. Entre os mortos havia um brasileiro que estava nos EUA fazendo pós-doutorado em matemática.

O fato de um brasileiro estar entre as vítimas e recebermos informações sobre ele e sua família traz para perto de nós toda a hediondez da ação, tornando-a mais palpável aos nossos sentimentos. E leva-nos a perguntar por que esse tipo de crime se repete nos EUA, seguindo um padrão cujo final trágico é a morte de várias pessoas e o suicídio dos assassinos.

Responder a essa pergunta é tarefa para especialistas. Para nós, leigos, ficam as imagens de um ato incompreensível e a interrupção da vida e trajetória de um professor sobre quem se afirma ser brilhante e que realizava o seu grande sonho de sair do Brasil pela primeira vez. 

 

Escrito por Ayrton Marcondes

7 abril, 2009 às 1:20 pm

deixe aqui o seu comentário

Postado em Cotidiano



Deixe uma resposta