Porco-espinho e ouriço
Para começar vale lembrar de que porco-espinho e ouriço são animais diferentes. O porco-espinho tem esse nome porque às vezes produz aquele ronco como fazem os porcos. Adultos medem cerca de 50 cm e pesam até 4 kg. Os espinhos medem 10 cm. Trata-se de um animal dócil, mas que se torna perigoso quando atacado. Nessas ocasiões ele se enrola todo, ficando expostos apenas os espinhos duros. Então ele começa a se virar para trás e ao contato com o animal que nele se encosta solta os espinhos que penetram na pele do agressor. Por essa razão os animais respeitam o porco-espinho e o temem. Veterinários informam que é muito difícil e doloroso retirar da pele de animais os espinhos,
Os ouriços são pequenos, medindo cerca de 10 cm e pesando até 400 gramas. Seus espinhos medem 2 cm e são o único meio de defesa desses animais. Trata-se de um animal dócil que se enrola tornando-se uma bola de espinhos quando ameaçado. Mas, de modo diferente ao que acontece ao porco-espinho, os espinhos de um ouriço não se desgarram do corpo dele.
Na meninice vivi em lugarejo próximo a mata densa. Era frequente que entrássemos no mato para cortar caminhos, em busca de frutos ou simplesmente para brincar. Temíamos demais os ouriços que confundíamos como o porco-espinho. Lembro-me de um homem da roça que, certa vez, foi ferido por um porco-espinho. Embora os espinhos tenham sido retirados a lesão “arruinou” palavra essa usada no lugar para referir-se a infecções graves. Assim, sempre tínhamos os olhos bem abertos para a possível presença desses animais que nos metiam medo e inspiravam cuidados.
Hoje se noticia o nascimento de ouriços muito especiais. Trata-se de três animaizinhos albinos que na verdade nasceram no mesmo dia em que veio ao mundo o bebê real, filho do príncipe William e de sua mulher Kate. Os três estão num zoológico particular de Moscou e foram colocados num castelo em miniatura. Batizados com os nomes de George, Alexander e Lous os três principezinhos chamam a atenção. O pequeno George naturalmente recebeu esse nome em homenagem ao bebê real que, segundo afirma o príncipe William, vem dando trabalho por chorar muito durante a noite.
Por sorte os bebês ouriço não choram. Curioso mundo no qual ouriços recém-nascidos são colocados para viver em castelos.