Ainda as biografias at Blog Ayrton Marcondes

Ainda as biografias

deixe aqui o seu comentário

Há coisas que não se misturam. Deus e o Diabo por exemplo. Também existem coisas que, queira-se ou não, são excludentes entre si. Censura e liberdade de expressão, por exemplo. Nisso não há meio termo, diga-se o que quiser.

Daí que soam estranhas tantas declarações sobre a necessidade de autorização para a publicação de biografias. Não é preciso dizer que caso a autorização vigore as biografias serão laudatórias ou que Hitler não teria uma biografia publicada no Brasil exceto se fosse para falar bem dele. Também não adianta divulgar a tal história de que é preciso preservar as pessoas biografadas como quer o pessoal da música, por exemplo. Menos produtiva ainda é a ação criticada da mídia a qual se acusa de expor e publicar declarações fora de contexto pronunciadas por personalidades.

Enfim, tudo inútil quando se está diante de uma questão sobre a qual não existe acordo possível: ou vigora a censura ou vigora a liberdade de expressão. Eis aí uma questão semelhante à do sujeito que encontra em seu caminho uma bifurcação. Cada braço do Y o leva a uma região diferente e não existe ligação entre os braços. Resta ao sujeito escolher. No caso das biografias falará mais alto o entendimento pessoal de cada um sobre a questão. Nem por isso deixará de ser um ou outro.

Ao que parece o assunto tem ocupado tanto espaço porque envolve a vida de celebridades e gera notícias. Entretanto, não há muito que se discutir. Repito: aqui se trata do caso de um ou outro, nunca dos dois ao mesmo tempo.

Então, meu caro, escolha o seu lado. Só resta isso a você, nada mais do que isso.

Escrito por Ayrton Marcondes

17 outubro, 2013 às 12:24 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta