Calor
Você ouve que nos EUA tempestades de neve causam estragos e se pergunta por que, afinal, o Criador não fez um mundo mais homogêneo no qual temperaturas médias mais agradáveis perdurassem durante todo o ano.
Estamos aqui, abaixo do Equador, sob um calor realmente formidável. Temperaturas acima dos 40 graus, sensação térmica de 50 graus! Haja saúde para passar incólume por tamanha provação. E pensar nos milhares de carros parados nos intermináveis congestionamentos nas rodovias que conduzem ao litoral. Do que me certifico de que, afinal, o ser humano gosta de sofrer.
Falei sobre essa tendência a aceitar o sofrimento a um amigo. Ele franziu o cenho e taxou o meu raciocínio de simplista. Disse que só a certeza de que um dia o sofrimento acaba permite que ele se torne aceitável. Depois da chuva segue-se a bonança, depois do sofrimento, a felicidade. Não teria eu ainda reparado que nesse mundo tudo é cíclico?
Não sei não. No homem parado horas no trânsito sob um sol inclemente, certamente predomina o espírito da compensação que virá quando estiver na praia e aproveitar as delícias do mar. Mas, no sofrimento real, aquele da perda de um ente querido, por exemplo, haverá um real sentido nessa submissão a tão grande provação?
O calor excessivo não chega a ser um sofrimento para mim. Mas, não deixa de ser um incômodo. Essas madrugadas nas quais nem mesmo o ar condicionado dá conta e torna- se difícil dormir são terríveis. Mas que fazer se estamos imersos em algo sobre o que não temos nenhum controle como essa onda de calor que sabe-se lá quando vai passar?
Tempestades de neve nos EUA, temperaturas altas no sudeste do Brasil. Não seria possível um meio termo?
Como nada se pode mesmo fazer, o jeito é agüentar e sobreviver. Mas, que seja bem ao nosso modo: ar condicionado, gelados em profusão, banhos frios e, se possível, um boa piscina. Para quem gosta recomendam-se as praias, embora estejam lotadas e obriguem os banhistas a lutar por um metro quadrado de espaço.
Vista de cima, assim do alto, aquela enorme procissão de guarda-sóis acampada nas praias até que é bem bonita.