O sangue do papa at Blog Ayrton Marcondes

O sangue do papa

deixe aqui o seu comentário

Não se pense que estamos a tratar de casos de papas assassinados, sejam lá quais forem os motivos e meios utilizados para tanto. Consta que pelo menos oito papas foram assassinados, o último deles Bonifácio 8º cujo papado se deu entre 1294 e 1303. Por outro lado há suspeitas de que treze papas possam ter sido assassinados, embora isso não possa ser confirmado.

Que me perdoem as pessoas de fé, mas me pergunto sobre o significado de serem mantidas ampolas com o sangue de pessoas já mortas - excetuando-se, claro, situações que envolvem pesquisas laboratoriais.

Fico sabendo que foi roubada uma ampola que contém o sangue do papa João Paulo 2º. Foi ela surrupiada, por meliantes, da igreja de San Pietro della Ienca, em L’Aquila, na região italiana dos Abruzos. Consta que o antigo papa tinha muito carinho por essa região da Itália na qual se recolhia para meditar e mesmo esquiar quando mais jovem.

Agora só existem duas ampolas com o sangue de João Paulo 2º e as autoridades não excluem a possibilidade da ampola roubada vir a ser utilizada em ritos satânicos.

Confesso que até esta dada eu não sabia da existência desse tipo de relíquia. Os católicos estão habituados a crucifixos e imagens de santos que adornam igrejas e casas. Minha mãe tinha em casa um pequeno oratório com as imagens dos santos de devoção dela. Rezava-se ali o terço, em geral minha mãe fazia-se acompanhar pelos filhos. Aí de quem em meio à oração se distraísse ou simplesmente não contivesse o riso provocado por alguma lembrança engraçada tão comum na mente aberta das crianças.

Divulga-se que tempos atrás ladrões roubaram uma mochila pertencente a um padre durante uma viagem de trem. Dentro da mochila havia um relicário do qual fazia parte uma ampola com o sangue de João Paulo 2º. Felizmente a mochila foi recuperada poucas horas depois.

João Paulo 2º terá sido um dos papas mais atuantes e populares da igreja. Chefiou-a num período difícil e não foram poucas as conquistas devidas a ele. Simpático e competente ocupou o lugar devido a um chefe da igreja no mundo e uniu os fiéis em torno da fé católica. Sucedeu-o Bento 16 que pouco depois renunciou, cedendo lugar ao atual papa Francisco que dia-a-dia se mostra um ótimo dirigente da igreja.

Não por acaso recentemente João Paulo 2º foi beatificado, primeiro passo para ser conduzido à santidade. De um papa de tal envergadura é de se imaginar o que diria ele sobre seu sangue, relíquia da igreja, circular por aí, dentro de trens e na posse de ladrões.

Escrito por Ayrton Marcondes

28 janeiro, 2014 às 2:07 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta