Escondendo a idade at Blog Ayrton Marcondes

Escondendo a idade

deixe aqui o seu comentário

Tem muita gente criticando pessoas que tendem a esconder a idade que possuem. Quando eu era criança um sujeito de 60 anos não passava de um velhote. Aliás, “velho” era mesmo a palavra, nada de idoso ou a terrível “melhor idade”. Ele é velho - sentenciava-se e assunto acabado.

Hoje em dia os recursos da cirurgia plástica, as tinturas para cabelos, os treinamentos em academias, a alimentação controlada e as reposições hormonais fazem milagres. Os homens perderam o receio de críticas por cuidarem da aparência. Dificilmente se vê alguém de 60 anos ou mais na televisão com os cabelos totalmente brancos. Olhe que as tinturas são tão bem aplicadas que nem se percebem os cabelos tingidos.

Eu pensava que os homens não se preocupassem em esconder o envelhecimento. Imaginava que homens dificilmente se submeteriam a cirurgias faciais ou aplicações de Botox. Ledo engano. Tempos atrás em conversa com conhecido cirurgião plástico ele me disse que boa parte de suas cirurgias são realizadas em homens. Verdade que as mulheres o procuram em maior número, mas isso não significa ausência de homens nas mesas cirúrgicas.

Há pessoas que envelhecem muito cedo, provavelmente em razão de suas heranças. Outros envelhecem, mas mantêm traços mais jovens e boa forma. Cada um carrega em suas células o DNA que determina o que acontecerá a ele/a ao longo da vida. Espera-se que a engenharia genética evolua ao ponto de se poder retardar ou até mesmo parar o envelhecimento. Não imagino como seria um mundo em que pudéssemos viver mais de 100 anos. A vida é boa, mas cansa. A morte pode ser um fantasma a nos atormentar, mas sempre figura como uma esperança de termo dos nossos problemas. Há quem diga que gostaria de morrer, mas em geral quem diz isso está apenas saturado. Morrer é algo tão definitivo e o pós-morte enigma insolúvel. Talvez por isso nos agarremos tão fortemente à vida.

Escrevo sobre isso porque o Lazio, time de futebol italiano, contratou um jogador que declara ter 17 anos de idade embora aparente bem mais.  O jogador é um camaronês cujos amigos de infância juram que ele está próximo dos 40 anos de idade. Já se exigem exames para determinar a verdadeira idade do jogador e o empresário dele justifica a aparência de mais velho pelos sofrimentos que teria sofrido na infância.

Milana, o jogador camaronês, reagiu retirando seu perfil do Face book e bloqueando suas fotos no Instagram. Além disso, deixou a seguinte mensagem: “Inveja é a fraqueza do homem, e pessoas com a alma pobre ferem os outros quando você está na Série A. Amo vocês! Força Lazio”.

Assim, assim. A ver como isso vai acabar.

Escrito por Ayrton Marcondes

15 fevereiro, 2014 às 5:08 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta