Carnaval at Blog Ayrton Marcondes

Carnaval

deixe aqui o seu comentário

Encontro um vizinho na garagem do prédio. Tarde da noite vem ele como cachorro para a necessária voltinha no quarteirão. Bom sujeito, alegre, sempre participativo, meu vizinho me pergunta se vou viajar no carnaval. Devolvo a pergunta querendo saber onde ele vai “pular” as cinco noites.

O meu vizinho diz que já gostou muito de carnaval, agora prefere o sossego. Vai se enfiar num sítio e gozar um pouco da solidão. Quem trabalha o tempo todo precisa dessas paradas para deixar o espírito em ordem.  Depois - acrescenta - o carnaval já não é o mesmo e a festa é para jovens.

O carnaval já não é o mesmo? Talvez o maior pecado do carnaval seja a mesmice. Daqui de casa ouço toda noite os ensaios de um bloco que vai sair num dos desfiles da cidade. Pela janela vejo uma multidão que se arrasta atrás de um carro de som. O que querem aquelas pessoas? O que se pretende ao juntar-se a um bando de estranhos e sair à rua ouvindo as músicas de sempre, a cada ano repetidas à exaustão?

O carnaval entra nas nossas vidas como um momento de fuga da realidade. Vigora um frenesi que só existe nesses quatro dias de libertação. Ari Barroso retratou em seus sambas a alegria e a dor do carnaval. Deu-nos ele o folião de raça que se deixa perder num cordão atrás de uma mulata dos sonhos. O folião só volta pra casa na quarta-feira para ser recebido pela mulher que sabe que o seu pedaço está mal, resmungão, mas pertence a ela e isso é o que importa.

Discordo do meu bom vizinho quando ele diz que o carnaval é festa para os jovens. O carnaval é achado de um povo que balança o corpo para se esquecer da vida dura, dos problemas somados que fazem da vida essa coisa tão complicada. O carnaval é, antes de tudo, uma trégua, uma revanche contra tudo que nos aborrece.

Não importa se o carnaval é o mesmo de sempre ou não. O que vale são esses dias onde cada um recebe o seu alvará de loucura e pode sair por aí fazendo o que lhe der na telha.

Feliz carnaval.

Escrito por Ayrton Marcondes

28 fevereiro, 2014 às 11:59 am

deixe aqui o seu comentário

Postado em Cotidiano

Marcado com ,



Deixe uma resposta