Mars One at Blog Ayrton Marcondes

Mars One

deixe aqui o seu comentário

Em andamento o projeto Mars One para colonização de Marte. Cerca de 200 mil pessoas inscreveram-se para serem os primeiros colonizadores de Marte, mas apenas 1058 passaram à segunda fase, entre eles uma brasileira.

Está prevista para o ano que vem uma fase de treinamento dos futuros habitantes de Marte. Em 2020 um jipe-robô será enviado com a missão de descobrir a melhor região do planeta vermelho para obtenção de água e energia solar. Já a construção de módulos habitáveis acontecerá em 2022. Finalmente, em 2024, os primeiros terráqueos a deixarem o planeta para morar em Marte partirão, lá chegando em 2025 após 210 dias de viagem.

Que se diga: trata-se de uma viagem só de ida porque não existe volta prevista. Os terráqueos estarão deixando sua terra nativa para se transformarem em imigrantes marcianos.

Segundo os entendidos as coisas não são tão simples. Para começar considera-se que o Mars One está sendo projetado com custos mais baixos do que os que serão necessários. Quanto aos primeiros 24 colonizadores que serão enviados sabe-se que enfrentarão problemas como a perda de massa óssea a atrofia muscular. Isso fora terem que enfrentar altos índices de radiação ao longo de seus 210 dias de viagem. Além disso, adverte-se que o pior problema a considerar é o psicológico, resultante do confinamento.

Nessa história toda o que impressiona é a decisão tomada por algumas pessoas que pretendem abandonar definitivamente a Terra. Isso representa despedir-se para sempre de nossa civilização e, mais que isso, de todos familiares e conhecidos.  Não seria o caso de se investigar mais profundamente as razões de tão radical escolha?

Imagino que em cada um dos futuros colonizadores de Marte exista um arraigado espírito de aventura. Talvez sejam pessoas que preferem viver isoladas e à margem de injunções sociais a que estão obrigadas no dia-a-dia. Entretanto, na Terra viver isoladamente é opção. Estando em Marte o isolamento torna-se obrigatório e sem saída o que pode rapidamente levar ao desespero.

Mars One tem tudo para não passar de mais uma ficção. Talvez seja mesmo roteiro de filme que estão por rodar. Descobrir os segredos do planeta vermelho excita a curiosidade humana. Seria emocionante uma aventura espacial com a finalidade de investigar Marte. Mas, viagem sem volta…

Escrito por Ayrton Marcondes

23 março, 2014 às 4:50 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta