Abrindo negócio
Não sei se por coincidência, mas semana passada estive com duas pessoas cujas intenções são a de abrir negócios. Uma delas é um ótimo sujeito que vai abrir um bar com a intenção de, depois, transformá-lo num restaurante. Ele tem pouco mais de 40 anos de idade e disse que pretende deixar alguma coisa para seus dois filhos. O negócio seria, portanto, via para garantir o futuro dos meninos que agora estão cursando o ensino médio.
Como acontece com gente que não tem experiência em abrir comércio o homem de quem falo prepara-se para ir, com a mulher dele, ao SEBRAE que realiza um bom serviço de orientação e aconselhamento para a abertura de novas empresas. Espero que tenham muita sorte no empreendimento que estão por realizar. Coragem e determinação são características que não faltam a eles.
A verdade é que ninguém pode ficar parado. O país passa por fase complexa. Especialistas apontam erros na política econômica, havendo quem preveja dias difíceis pela frente. Corre que o governo maquiará a situação, segurando preços, até as eleições. Depois delas a água represada deverá romper os diques e sabe-se lá como as coisas se passarão.
Mas, não falo sobre isso com o futuro proprietário de um bar. Não há que desanimá-lo, nem antepor dúvidas em relação ao projeto dele. A partir de certo momento passamos a comentar as enormes cifras de dinheiro envolvidas em negócios não bem explicados realizados pela Petrobrás que, a cada dia, parece afundar-se numa grande trama de denúncias. São dinheiros inimagináveis, mirabolantes, que nos fazem perguntar se cifras de tal magnitude realmente existem. E como não dizer do desconforto ao receber notícias sobre a realização de negócios tão absurdos, justamente nós - os tais contribuintes - que a cada mês gememos ao recolher uma das mais altas taxas de impostos do mundo?
Talvez por isso muita gente sonhe com a “sorte grande”. Que tal um prêmio da Megasena ou até mesmo um bilhete inteiro premiado da Loteria Federal? E se é para abrir negócio por que não um desses serviços da internet que fazem milionários da noite para o dia? Pois é.
O sucesso de um empreendimento depende de uma série de fatores. Partir de uma boa proposta não significa que tudo vá dar certo. Conheço gente que tentou sair da vida de empregado e se deu mal, retornando ao emprego. Outros se deram mal, mas persistiram e acabaram dando certo.
Essa coisa toda mais parece um jogo. Pena que tenha consequências tão dramáticas sobre as nossas vidas.