Tá ligado? at Blog Ayrton Marcondes

Tá ligado?

deixe aqui o seu comentário

Já vou adiantando que não tenho nada contra essa turma de MCs. Se não curto a música deles e nem entendo perfeitamente o significado das mensagens que propagam faço mea culpa: deficiência minha.

Mas, assisti a um programa de TV no qual o entrevistado era o conhecido MC Guime. Rapaz… Como eu nunca tinha ouvido nenhuma música dele entrei no Youtube onde podem ser encontrados vários clipes. Se você não o conhece e quer saber o que rola no mundo dele dê uma olhada. Tem um clip de muito sucesso cujo título é  ”Na pista eu arraso”. Uma das estrofes da letra desse clipe é muito elucidativa. Diz o seguinte:

E o pior é ter que ouvir de alguns “bico sujo” que a gente não presta
Porque de segunda a segunda, ha!, é nóis nas festas
Isso é o que nos resta, pra mim e pra minha gangue
Ainda mais depois que eu lancei meu novo Mustang
Da cor vermelho sangue pra chamar atenção
De longe, bem distante, enxerga a condição.

Como se vê a letra é bastante simples. Nos outros versos verifica-se a utilização de rimas fáceis das quais o MC se serve para enviar as suas mensagens. Aliás, mensagens que são recebidas e decodificadas por uma legião de fãs. É impressionante o delírio dos fãs quando MC está no palco com a gangue dele. A banda o segue com uma batida meio padronizada e pouco inventiva, mas que cai como uma luva na composição dos Raps.

O que constata num show de MC Guime é a formalização de uma nova via de contato entre pessoas. MC fala a língua que o seu público quer ouvir e é capaz de repetir suas palavras enquanto ele canta. MC Guime de fato arrasa no palco, movimentando-se loucamente, agitando os braços, circundado por mulheres que fazem da exibição de seus corpos sensuais o motivo principal de suas presenças. Sem camisa, exibindo o tórax e os braços cobertos por tatuagens, o boné pregado à cabeça e uma malandragem bem estudada MC Guime torna-se, de fato, o cara em cima do palco.

Na entrevista dada à TV vê-se um rapaz simples que fala depressa. Sua linguagem faz-se com a utilização de muitas gírias bastante usadas no mundo dos MCs. O repertório de cultura de MC Guime não ultrapassa os limites de suas pretensões. Ele não responde a certas perguntas e evita qualquer comprometimento político. Tem ele a noção exata de sua origem pobre e sabe que conseguiu, a duras penas, furar o bloqueio para chegar até onde agora está.

MC Guime nos transfere a imagem de um rapaz responsável e bom sujeito do qual não se deve esperar nada amais do que ele realmente é. Rapaz bem dotado para o Rap deixa-se levar pelas armadilhas preparadas por um hábil entrevistador. É assim que confessa, publicamente, que seu grupo movimenta cerca de 700 mil reais por mês, cabendo a ele um salário de 450 mil.

Quanto a você que talvez possa ter alguma resistência ao estilo Rap saiba que milhares de jovens adoram essa música e participam de bailes e festas que varam noites inteiras ao som dela. Trata-se de um fenômeno cultural para o qual muita gente dá de ombros, mas que a cada dia cresce mais no país.

Tá ligado?



Deixe uma resposta