No mundo dos ricos at Blog Ayrton Marcondes

No mundo dos ricos

deixe aqui o seu comentário

Um amigo a quem não vejo a tempos ridicularizava o dito popular de que “dinheiro não traz felicidade”. Ele dizia: “então eu não quero ser feliz”.

Os realmente ricos talvez não tenham o mesmo prazer em conquistar as pequenas coisas pelas quais lutamos tanto. A casa própria, por exemplo.” Quem não herda fica na m…” garante outro dito popular. Mas, a quem não herda só resta conquistar. A nossa casa duramente conquistada demarca a fronteira de nossas pequenas posses no mundo. Trata-se do tal lar inviolável que hoje em dia já não anda tão inviolável assim - que o digam os criminosos.

O tamanho das coisas depende de para quem se destinam. Se você compra uma TV só o faz depois de uma pesquisa de preços e longo namoro com o modelo que deseja. Sabe que está adquirindo um aparelho que usará nos próximos anos o que torna o investimento interessante. Mas, o que seria a compra de uma bobagem como uma TV para gente muito endinheirada?

Por outro lado os ricos desfrutam de outros tipos de prazer dado terem acesso a coisas proibitivas ao comum dos mortais. Restaurantes caros, hotéis fantásticos, viagens, bebidas de alto nível, roupas de grife e outras benesses fazem parte da rotina de quem tem dinheiro.  Não dá para comparar o mundo dos ricaços com aquele em que vivem as classes menos favorecidas.

A turma da sociologia estuda e escreve com frequência sobre as condições de vida em favelas e a criminalidade. Em geral aponta-se diferenças de formação e a certeza de que nada do que se possa fazer mudará muito da condição em que se vive. A total falta de infraestrutura, a fome e a impossibilidade de ter acesso aos bens de consumo explicariam a busca do dinheiro fácil através do crime. Não é tão simples assim, mas passa por aí. Fala-se muito sobre esse assunto, mas pouco se faz no sentido de reduzir a imensa desigualdade social no país.

Não sei bem com que intenção se publicam informações sobre a riqueza dos ricos. Hoje foi divulgada a lista das 15 famílias mais ricas do Brasil. A fortuna da mais rica chega à casa dos R$ 30 bilhões. A quem interessa saber disso? Além do que fica-se coma impressão de que essas pessoas endinheiradas não fazem nada e vivem em permanente festa. E você, por que mesmo o seu nome não consta da lista?

No fim das contas fico com os saberes das gentes da cidadezinha onde nasci e cresci. Dizia-se lá que no fim todo mundo se iguala porque ninguém escapa da caveira que carrega a foice que decepa as nossas vidas.

Mas, que um dinheirinho é bom, isso ninguém nega.

Escrito por Ayrton Marcondes

15 maio, 2014 às 12:59 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta