Avião at Blog Ayrton Marcondes

Avião

deixe aqui o seu comentário

Você acorda às 5 da manhã e às 10 ainda espera, dentro do avião, o momento da decolagem. O conforto do A320 deixa a desejar. A aeromoça parece ter saído agorinha mesmo de um filme de terror. Olhos esbugalhados passeia pelo corredor, de lá para cá e em sentido inverso. Ela anda quilômetros nesse ir e vir que depois de algum tempo deixa de ter sentido.

O comandante informa que o avião ainda está em terra devido a um problema técnico: falha de um sensor que informa sobre a horizontalidade. Um tempinho depois volta para dizer que o problema não compromete a segurança do vôo: em breve decolaremos.

Falha de sensor não foi o que provocou um grave acidente aéreo tempos atrás? - pergunta uma mulher.

A pergunta não cai bem. Pela primeira vez os passageiros pensam na própria segurança. Será que esse avião está mesmo em bom estado? E se der algum problema justamente quando estivermos lá em cima?

Pois é, lá em cima. Pertinho do céu, acima das nuvens, ao alcance das mãos de Deus. Você se lembra do que ouvia dos maios velhos quando criança: com a morte é bom não dar moleza.

Os mais velhos! Para onde foram? Onde estarão agora? Se houver sobrevivência da alma você se encontrará com eles após a morte? Como nos filmes? Lembra-se do filme em que o cara foi assassinado e depois de morto seguia a mulher dele, pensando ainda estar vivo?

A vida é mesmo um mistério. A morte mistério maior ainda. De que adianta pensar nisso tudo enquanto espera que o avião finalmente levante vôo?

Bem, a culpa é daquela mulher que lembrou do acidente causado pela falha do sensor. O sensor foi responsável pela morte de mais de 200 pessoas. Você começa a pensar em tragédias e está a pique de desembarcar quando o comandante avisa que o problema foi resolvido e já pode decolar.

O resto você já sabe porque esse texto escrito depois do vôo esclarece tudo.

Escrito por Ayrton Marcondes

17 maio, 2014 às 10:29 am

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta