O nosso escândalo de cada dia at Blog Ayrton Marcondes

O nosso escândalo de cada dia

deixe aqui o seu comentário

Quando se pensa que todas as falcatruas foram descobertas e nada de novo existe para aparecer, simplesmente acontece. Eis que um ex-diretor da Petrobrás, ao ver seu barco afundando, resolve dar com a língua nos dentes. Trata-se da tal delação premiada na qual o cara prestes a ser enforcado sai pela tangente, trocando dedurações por redução de penas ou mesmo pela liberdade.

Feito isso, o mundo da política estremece. O governo protesta e com razão dado que este é o país no qual quem governa nunca sabe de nada. É mais ou menos como você morasse numa casa suja, mas jamais tivesse notado a sujeira. Já a oposição aproveita-se e cai matando, sempre visando lucros eleitorais com o disparate agora público.

Bem, todo mundo sabe exatamente tudo sobre o assunto acima. O que me espanta é a naturalidade com que recebemos a notícia. Então a corrupção corria solta na maior estatal brasileira e ouço isso com uma pasmosa naturalidade. Coisa normal, não? Coisa esperada, não?

Do pouco que consegui aprender nessa fileira de anos que carrego nas costas restou a convicção de que, infelizmente, o ser humano é dotado de uma incrível capacidade de adaptação. O sujeito acaba se acostumando até mesmo com as desgraças. Mais dia, menos dia, o horror começa a parecer natural. Exatamente isso é o que se passa quando somos submetidos à essa enxurrada de notícias de corrupção. O mundo em que vivemos é assim, assim…

Mas, felizmente o mundo não está perdido. Agora mesmo um esgrimista brasileiro, de 12 anos de idade, restaura a nossa confiança nos seres humanos. Competindo, ele passaria à próxima fase de uma competição importante na qual tentava o bicampeonato. Aconteceu de o juiz dar a ele um ponto que lhe asseguraria a vitória. Mas, o pequeno esgrimista comunicou ao juiz que ele errara ao dar o ponto dado que não houvera o toque no adversário. Anulado o ponto o pequeno esgrimista foi derrotado e saiu da competição.

O exemplo vem de um menino esgrimista. Talvez um ato de tal grandeza possa sensibilizar algumas pessoas cujas trajetórias precisam retornar aos trilhos.



Deixe uma resposta