A nota baixa at Blog Ayrton Marcondes

A nota baixa

deixe aqui o seu comentário

Não é que o Brasil vai mal na escola? Agora a Agência Moody’s reduziu de estável para negativa a perspectiva da nota de crédito do país.  A justificativa engloba o baixo nível de investimentos e a queda generalizada da confiança dos investidores. Na prática isso representa que o “rating” pode ser rebaixado na próxima avaliação.

Pois é o “rating”. Mas o que é mesmo esse tal de “rating”? Leio na internet que “rating” é “a opinião sobre a capacidade e vontade de uma entidade honrar na íntegra, os compromissos financeiros assumidos”. Indica, portanto, a probabilidade dos compromissos financeiros não virem a ser cumpridos. Enfim, no caso do Brasil os níveis de confiança estão em baixa.

Como não poderia deixar de ser o governo esperneia e se diz surpreso. O Ministério da Fazenda publica que a avaliação da Moody´s não condiz que o andamento da economia do país no segundo semestre. Mas, que fazer quando o PIB virou “pibinho” e a economia do país patina?

Em campanha a presidente prometeu que caso consiga o segundo mandato o atual Ministro da Fazenda será substituído. Mantega está sendo, portanto, fritado, em fogo lento, mas, de tempo programado.

Hoje um colunista da “Folha de São Paulo” escreveu que Mantega não deveria ser substituído porque o ministro fornece assunto para a coluna publicada pelo jornal. A brincadeira é meio sem graça porque a situação não pode continuar no pé em que está. Daí que me arrogo o sagrado direito de cidadão para dar uma sugestão para a recuperação da economia do país. É a seguinte:

Todo mundo sabe que quando alguém vai mal e tira nota baixa a solução é estudar ou aventurar-se nos perigos da cola. Digamos que a essa altura quem comanda a economia certamente não tirará da cartola uma ideia revolucionária para mudar o atual estado de coisas. Então, que tal a cola? Que tal dar uma olhada por esse mundo afora e ver o que algum pais está fazendo e obtendo pelo menos algum sucesso para se livrar da estagnação econômica? Feito isso, escolhido de onde colar, o resto será um vapt-vupt . Aplicam-se aqui as medidas recomendas e não muito tempo depois a Moody´s achará que o país é confiável e o recomendará aos investidores.

Bem sei que dirão que isso é bobagem. Também acho. Mas, pior que isso é continuar achando que tudo está sob controle e o país no rumo certo.



Deixe uma resposta