Ricardo III
O filme Ricardo III, estrelado por Lawrence Olivier, deu o que falar nos anos 50 do século passado. Olivier foi um dos maiores atores do teatro inglês e do cinema mundial. A interpretação de Olivier no papel de Ricardo III é antológica.
O Ricardo III é uma das peças mais longas de William Shakespeare. Nas representações da peça com frequência são suprimidos ora uns, ora outros personagens, mas a trama se repete com as figuras principais, destacando-se, obviamente Ricardo III.
Acontece que o Ricardo III original no qual se baseou Shakespeare foi uma personagem e tanto. Portador de algumas deficiências físicas deixou atrás de si uma história de maldades que de fato cometeu. Sua ascensão ao trono da Inglaterra deu-se através de manobras nas quais não faltaram assassinatos para eliminar descendentes com direito a tornarem-se reis.
Em abril de 1843 era rei da Inglaterra Eduardo IV, irmão de Ricardo. Com a morte do rei seu irmão Ricardo foi nomeado Lorde Protetor de seu sobrinho Eduardo V herdeiro do trono e ainda jovem. Pouco antes de Eduardo V ser coroado Ricardo apresentou provas de que o casamento de Eduardo IV com a rainha era nulo dado ser o rei bígamo. Com isso os filhos do rei morto se tornavam ilegítimos e não poderiam ocupar o trono. Três dias depois Ricardo tornava-se rei com o título de Ricardo III. Quanto aos filhos do irmão sabe-se que eles desapareceram, supondo-se que tenham sido assassinados a mando do novo rei.
Ricardo III reinou durante dois anos a enfrentou rebeliões. Em 1485 foi morto na Batalha de Bosworth Field, sendo o último rei inglês a morrer em batalha dentro da Inglaterra.
Passados mais de cinco séculos do desaparecimento de Ricardo III o rei é lembrado graças à peça de Shakespeare. Ricardo III foi enterrado sem a pompa devida ao rei. Entretanto, em 2012 os restos mortais do monarca inglês foram encontrados durante escavações arqueológicas num lugar onde no passado existia um mosteiro. A certeza de que o esqueleto encontrado era o de Ricardo III foi constatada, entre outras provas, pela comparação de seu DNA mitocondrial com o de descentes de sua irmã.
Agora cientistas britânicos acabam de divulgar detalhes sobre a morte de Ricardo III na Batalha de Bosworth Field na qual pelo menos dois dos ferimentos recebidos por ele foram fatais. O rei estaria no chão e sem capacete quando seus inimigos perfuraram o seu crânio. As feridas coincidem com relatos da época segundo os quais Ricardo estaria num lamaçal e perdera o seu cavalo quando foi cercado pelos inimigos. Na obra de Shakespeare esse momento é coroado por uma frase que ficou famosa: meu reino por um cavalo.
Ricardo III morreu aos 32 anos em 22 de agosto de 1485.