Brilho no planeta anão at Blog Ayrton Marcondes

Brilho no planeta anão

deixe aqui o seu comentário

Até hoje não me conformei com o rebaixamento de Plutão de sua condição de planeta. Os astrônomos decidiram que Plutão passasse a ser planeta anão. Se você não sabe o que é um planeta anão veja como os astrônomos decidiram classificar os corpos celestes do sistema solar: planetas (de Mercúrio a Urano), planetas anões (objetos esféricos que não sejam dominantes em suas órbitas e nem satélites) e corpos pequenos (qualquer outro objeto que orbite o Sol).

Não imagino como o povo de Plutão terá reagido ao rebaixamento. A decisão foi tomada em 2006 e, ao que se saiba, até hoje não fomos notificados em sentido contrário. Talvez Plutão abrigue uma civilização avançada que simplesmente tenha desprezado a norma estabelecida pelos terráqueos. De minha parte continuo recitando os nove planetas que aprendi no curso primário. Hoje em dia as crianças aprendem que existem oito planetas e ponto final.

Agora surge um mistério a esclarecer no nosso sistema solar. Trata-se de um ponto brilhante existente em Ceres, planeta anão localizado entre Marte e Júpiter. A espaçonave Dawn, da Nasa, no momento aproxima-se de Ceres e envia fotos nas quais pode-se ver um ponto brilhante. Não se sabe do que se trata. Supõe-se que possa ser vulcanismo, mas isso só será confirmado quando a sonda norte-americana se aproximar mais do planeta anão.

Suponho que talvez você nunca tivesse ouvido falar em Ceres que agora nos instiga tanta curiosidade com seu estranho ponto brilhante. Na verdade já se sabe que são dois pontos brilhantes fato confirmado pela maior aproximação da Dawn.

A ver o que se noticiará quando a sonda entrar no espaço orbital de Ceres no próximo dia 6. Quem sabe poderemos ter uma visão mais detalhada e esclarecedora dos misteriosos pontos brilhantes.

Escrito por Ayrton Marcondes

26 fevereiro, 2015 às 11:03 am

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta