Água em Marte at Blog Ayrton Marcondes

Água em Marte

deixe aqui o seu comentário

Há alguns minutos a Nasa divulgou a confirmação da existência de água em Marte. Evidenciaram-se sinais concretos de água corrente no planeta vermelho.  A sonda MRO registrou imagens de marcas escuras e estreitas, de cerca de 100 m de comprimento por 5 m largura, levando os cientistas da Nasa a acreditar que os leitos provam que existe água líquida e corrente no planeta.

Dias atrás o cientista Stephen Hawking afirmou que, no futuro, o homem terá que buscar sua sobrevivência fora da Terra. Aliás, Hawking começa a se dedicar à busca de sinais de vida no espaço.

Li que encontrar vida inteligente e avançada não seria bom negócio para os terráqueos. Se existir no cosmos alguma civilização que consiga chegar aqui será ela tão avançada tecnologicamente que talvez nada mais tenham a fazer que nos dominar ou destruir. Isso se assemelha ao enredo de vários filmes nos quais a Terra é ameaçada por seres vindos do espaço dos quais nos livramos após muita destruição e quase sempre por pura sorte. Marcianos em busca de alimentos e povos guerreiros ampliando sua esfera de conquistas fazem parte do imaginário ligado ao espaço que nos cerca.

O fato é que somos pequenos demais e expostos a fenômenos sobre os quais não temos o menor controle. Movimentos de placas tectônicas resultam em terremotos de grande amplitude na escala Richter, em geral acompanhados da ameaça de tsunamis que roubam milhares de vidas, além de grande destruição. Então, que dizer da hipótese de, mais dia, menos dia, sermos sitiados por um exército de naves vindas de não se sabe onde, contra as quais nossas armas se mostrariam, talvez, ineficazes?

Imagino numa bela manhã abrir a janela do meu quarto e ver naves alienígenas sobrevoando a cidade em que vivo. De repente a fantasia terá se tornado realidade e daí, que fazer?

Talvez por isso as notícias sobre descobertas de possibilidade de vida em outros corpos celestes não me pareçam tão animadoras. Não deixam de ser interessantes, aplacam nossa curiosidade, mas…

Escrito por Ayrton Marcondes

28 setembro, 2015 às 1:33 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta