Os inimigos da humanidade at Blog Ayrton Marcondes

Os inimigos da humanidade

deixe aqui o seu comentário

No preâmbulodo livro “A consciência das palavras” Elias Canetti fala sobre os inimigos da humanidade: “Os inimigos da humanidade conquistaram poder rapidamente, aproximando-se muito de uma meta final que é a destruição da terra, tornando impossível que deles nos abstraiamos para nos recolher à contemplação de modelos unicamente espirituais que possuam ainda algum significado para nós”.

Canetti escrevia em 1974 distante, portanto, da revolução que se operou - ainda em andamento - no mundo em que vivemos. Se ao escritor pesavam as turbulências da primeira metade do século 20, magnificadas pelo nazismo e a consequente Segunda Guerra, ainda estavam por vir os lamentáveis episódios relacionados a ditaduras sanguinárias, lutas entre povos e o crescimento do terrorismo em escala planetária. Tamanha tornou-se a dimensão da brutalidade sem fronteiras que ao homem hodierno resta a situação de refém em relação a acontecimentos que podem roubar-lhe a vida. Tempos de paz fictícia.

Aliás, tal não foi outro o desenlace dos terríveis atentados ocorridos há pouco, em Paris. Ataques a seis pontos da cidade parisiense resultaram em 130 mortes e quase 400 feridos, muitos deles em estado gravíssimo. Poucas horas depois as suspeitas se confirmaram: o Estado Islâmico (EI) apressou-se a assumir a responsabilidade pelos ataques.

O mundo queda-se estarrecido. A França fecha fronteiras e declara guerra ao terror. Trata-se mais uma vez dos inimigos da humanidade em ação. Não importam as razões que conduziram os homens do EI ao terrorismo. Nenhuma razão pode justificar a morte de inocentes como a centena de pessoas que faleceram no momento em que assistiam a um show de rock na casa Bataclan.

Os inimigos da humanidade nos roubam a capacidade de abstração na procura de modelos espirituais que tenham algum significado. É terra a terra. Matar ou morrer.

Escrito por Ayrton Marcondes

15 novembro, 2015 às 6:58 am

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta