O mistério de Ceres at Blog Ayrton Marcondes

O mistério de Ceres

deixe aqui o seu comentário

Não sei se a você o espaço desperta muita curiosidade. Desde menino tenho enorme curiosidade a respeito do que existe fora da Terra, sejam planetas, estrelas, asteroides, cometas etc. Olhar só para o planeta em que vivemos sempre me pareceu algo como perder-se na observação do próprio umbigo. Se a Terra é um nada em relação ao universo que a cerca por que justamente aqui existe vida inteligente? Será mesmo o homem a única expressão de vida inteligente nessa fantástica imensidão?

Pois agora fala-se sobre Ceres. Ceres é um planeta anão que se localiza no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. É pequeno: de formato arredondado tem diâmetro de 950 Km. É constituído por um núcleo rochoso coberto por camada de gelo. Na sua superfície escura existem crateras e pontos luminosos. Neste ano a sonda Dawn da NASA entrou na órbita de Ceres e passou a enviar fotos.

Agora os cientistas acreditam ter encontrado respostas para as manchas luminosas de Ceres. São lugares onde o impacto de corpos celestes abriram brechas, rompendo a camada de gelo. No momento do impacto o gelo passa do estado sólido para o gasoso e levanta-se uma camada de névoa.

Assim, dizem os cientistas, as manchas luminosas de Ceres são explicadas. Mistério solucionado restam explicações sobre o grande enigma do universo, a começar pelo seu tamanho dado estar sempre em expansão. Por isso fala-se em ‘universo observável” ou seja aquele ao alcance da visão a partir da Terra.

O mais certo talvez seja dizer que o universo é uma área sem fronteiras dentro da qual vivemos num minúsculo ponto que é a Terra. Tamanha pequenez é atordoante.

Escrito por Ayrton Marcondes

10 dezembro, 2015 às 1:56 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta