Os melhores filmes at Blog Ayrton Marcondes

Os melhores filmes

deixe aqui o seu comentário

Volta e meia críticos de cinema publicam listas sobre os melhores filmes de todos os tempos. Há muitos anos o “Cidadão Kane” de Orson Wells vem sendo apontado como o número 1 em várias listas. Filmes antigos e mais recentes compõem um universo de preciosidades cinematográficas protagonizadas por atores de primeira grandeza.

Diante da enormidade das produções levadas a cabo pelos estúdios de cinema é difícil eleger os melhores entre os melhores. Como sempre acontece há grandes filmes sempre esquecidos. Não se discute, por exemplo, se “Cantando na Chuva” deve ou não estar entre os melhores de todos os tempos. A cena em que Gene Kelly dança e canta sob um aguaceiro se constitui num daqueles momentos em que toda a grandeza do cinema se transfere a espectadores extasiados. Entretanto, mesmo um grande filme como “Sindicato de Ladrões” geraria apaixonadas discussões sobre ser ou não incluído numa lista entre os 25 melhores.

O escritor Julio Cortázar afirmava que os melhores contos são aqueles dos quais o leitor nunca se esquece. Trata-se de uma boa avaliação porque deixa claro o fato de que o conto de que não me esqueço pode ter passado batido a um outro leitor. Ou seja: os melhores entre os melhores variam em acordo com a preferência e impressões que provocam em cada leitor.

Talvez o critério adotado por Cortázar nos seja útil quando o assunto é cinema. Enfim, certos filmes sempre serão inquestionáveis quando se trata da escolha dos melhores entre os melhores. Mas, grosso modo pode-se dizer que cada cinéfilo tem lá a sua lista. Aliás, lista que pode mudar a cada novo filme assistido, segundo impressões de momento.

Acabo de assistir ao filme “O Regresso” estrelado por Leonardo Di Caprio. O ator recebeu, merecidamente, o Oscar pela atuação nesse filme. Confesso ter ficado preso à tela do primeiro ao último minuto do filme. A história do guia de caçadores de pele que é abandonado após ser atacado por um urso, mas que sobrevive e retorna para se vingar é inesquecível. Daqui a 10 anos se mencionarem o nome de Di Caprio imediatamente me virá à memória sua personagem, vagando sozinho entre os campos de neve em sua luta para sobreviver e retornar para a vingança.

Entretanto, seria “O Regresso” um dos melhores entre os melhores? Não sei se é para tanto. Mas, para mim, sempre será um dos melhores a que assisti. Tamanha força tem o filme, tão grande dramaticidade, tão segura é a trama, tal o acerto da direção, produção do filme e atuação dos protagonistas que sempre me lembrarei dele como uma das películas que mais me impressionaram.

Escrito por Ayrton Marcondes

1 julho, 2016 às 1:33 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta