Escorpionismo at Blog Ayrton Marcondes

Escorpionismo

deixe aqui o seu comentário

Chegamos à sede da fazenda ao escurecer. Não havia luz elétrica e meu pai cuidou de acender lampiões. Na verdade, a sede tinha aspecto de casa abandonada. No meio do nada, perdida entre arvores e pastagens, cercada por declives montanhosos, o lugar compunha em seu todo a paisagem desolada de regiões interioranas daquele Brasil dos anos 50.

Era eu menino e acompanhava meu pai em sua busca por aranhas, escorpiões e cobras. Ali, no meio do mato, esses animais eram bastante comuns. Aliás, convivia-se naturalmente com a possibilidade de presença de seres peçonhentos. Não eram incomuns acidentes relacionados a eles, alguns fatais. Ficou-me na memória a imagem de meu pai, durante a madrugada que passamos da sede, vasculhando, sob a luz do lampião, o colchão onde eu dormia.

De escorpiões recordo fato acontecido, anos mais tarde, com minha tia. Saia ela do banho quando, ao colocar sobre o corpo toalha que deixara junto à janela, foi picada por um escorpião. Seguiu-se gritaria motivada por dor intensa, além da lesão nas costas que demorou a cicatrizar. As toxinas do veneno escorpiônico causaram vários sintomas que felizmente se dissiparam depois de algumas horas. Não me recordo se ela chegou a receber o soro antiescorpiônico cuja eficácia nem sempre é comprovada.

Hoje publica-se que medicamentos anti-inflamatórios podem barrar os efeitos do veneno de escorpiões sobre o organismo. Assim, se evitariam consequências além da dor e inflação do local onde acontece a penetração do ferrão do animal. Destaque-se entre as possíveis consequências o edema pulmonar que pode causar a morte.

Vez ou outra ficamos sabendo sobre o achado de escorpiões em locais onde há significativa presença humana. Tempos atrás noticiou-se sobre um condomínio no qual era grande a presença desses animais. Nunca é demais lembrar que o efeito do veneno sobre crianças é muito forte e não raro provoca a morte. E os acidentes com escorpiões não tão incomuns como se pensa. Anualmente, acontecem em todo o mundo mais de 1 milhão de casos de escorpionismo.



Deixe uma resposta