A quinta força
De que estamos ainda longe de ver até onde a tecnologia pode chegar não existem dúvidas. Quem acompanhou as evoluções tecnológicas dos últimos 50 anos certamente sabe que novas descobertas e avanços virão por aí deixando conquistas como celulares e computadores atuais para trás. Isso para ficar no mínimo.
A verdade é que o homem ainda não conseguiu dominar completamente as variantes físicas e químicas do planeta. Que dizer, então, do universo que nos cerca? O espaço continua a ser um grande mistério com seus buracos negros, explosões de estrelas etc.
Até agora sabia-se da existência de quatro tipos de forças na natureza: eletromagnetismo, gravidade, forças fortes e forças fracas entre átomos. Agora os cientistas anunciam uma quinta força decorrente de evidências da existência de uma partícula 30 vezes mais pesada que um elétron. A pesquisa de cientistas húngaros não deixava claro se a partícula seria de matéria ou teria força. Posteriormente outros cientistas identificaram uma nova força estabelecida entre as partículas descobertas e elétrons e nêutrons interagindo em espaço muito curto.
Explica-se que a quinta força é responsável pela interação chamada spin-spin de longo alcance. Já conhecemos interações desse tipo de pequeno alcance como, por exemplo, atração por imãs e aço nas geladeiras.
Novas experiências são necessárias para analisar a quinta força. Para nós, leigos, tudo isso parece coisa de filme. Cientistas avaliam que a descoberta da quinta força poderá mudar completamente o entendimento atual sobre o universo.
Informações sobre o assunto em artigo do Nature News.