O gesto de Rodrigo Caio at Blog Ayrton Marcondes

O gesto de Rodrigo Caio

deixe aqui o seu comentário

De repente o jogador Rodrigo Caio chega às manchetes, despertando o interesse público. O fato tem gerado muita discussão: no jogo entre São Paulo e Corinthians, no último domingo, Rodrigo Caio envolveu-se numa disputa de bola com o corintiano Jô. No lance o goleiro do São Paulo foi atingido e Jô recebeu o cartão amarelo que significaria sua exclusão do próximo confronto entre as duas equipes. Entretanto, jogo terminado, Rodrigo Caio procurou o árbitro para dizer que Jô não atingira o goleiro Renan Ribeiro. Ele, Rodrigo Caio atingira o goleiro daí o cartão dado a Jô não ter sentido. Diante disso o árbitro retirou o cartão amarelo do corintiano que poderá jogar contra o São Paulo no próximo jogo, decisivo para a classificação de um dos dois times.

Não há nada há se contrapor à atitude de Rodrigo Caio. Tamanho ato de honestidade só pode e deve ser elogiado. A honestidade de um homem revela seu caráter. Rodrigo Caio agiu em nome de sua consciência e honestidade, ponto final. Mas, é futebol…

Destarte que daí por diante o gesto de Rodrigo Caio vem despertando toda sorte de palpites e discussões. Num programa esportivo de rádio dois conhecidos radialistas se desentenderam seriamente sobre o assunto. Entre os próprios companheiros de time de Rodrigo Caio estabeleceu-se a divergência. Há os favoráveis à atitude dele enquanto outros a recriminam de modo algum podendo concordar como favorecimento da equipe adversária. O São Paulo perdeu por dois gols e precisa virar esse placar para se classificar, isso jogando no campo do adversário. Como disse um dos jogadores do São Paulo: prefiro ver a mãe dos adversários chorando que a minha.

Nos comentários correntes alarga-se o espectro da ação de Rodrigo Caio. Pergunta-se, por exemplo, se seria correto alguém encontrar uma mala de dinheiro com a identificação do proprietário e não a devolver. Muitas outras situações têm sido propostas no sentido de compará-las com a possível omissão de Rodrigo Caio, caso tivesse acontecido.

Confesso que enquanto torcedor preferiria que Rodrigo Caio tivesse se “esquecido” de avisar ao árbitro. Jô é centroavante competente e seria melhor não o ter do lado contrário no jogo do próximo domingo. Mas, não há como recriminar Rodrigo Caio. O rapaz agiu em acordo com seu caráter e consciência e isso encerra o assunto.

Escrito por Ayrton Marcondes

19 abril, 2017 às 11:53 am

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta