Velhice at Blog Ayrton Marcondes

Velhice

deixe aqui o seu comentário

Chega pra todo mundo, basta aguardar. Muita gente se declara velho antes da hora. Mulher de cinquenta, em forma, bonita, sedutora, reclamando da velhice que, aliás, para ela ainda não chegou. Antecipa sofrimento.

Mas, dá tristeza observar certos capítulos da velhice. Eis o caso de Pelé que é e sempre será notícia. Nós que o vimos jogando nos estádios, guardamos dele as maravilhosas atuações de que era capaz. Dizer que era um gênio é pouco. Poucos humanos terão nascido com a perfeita compleição física do “Rei”. A combinação de genialidade, esplendor físico, habilidade e outras características fez dele o que se tornou para os amantes do esporte.

De modo que não há como não engolir em seco ao ver fotografias atuais desse senhor de 77 anos que um dia abalou os estádios, admirado em todo mundo. Com a saúde em crise o grande jogador segue adiante, admirável como sempre. Mas, sucumbindo, como os demais mortais, aos caprichos da velhice.

Ontem um casal de idosos, aos 71 anos, foi atropelado por um carro na velocidade de 120 Km/h num lugar onde a permitida era a de 60 km/h. As fotos do casal mostram duas pessoas aparentemente felizes e com alguns anos ainda por desfrutar. A mulher que dirigia o veículo feriu-se gravemente. Mas, nem por isso deixa de ser absurdamente responsável pela morte do casal. Nada mais triste que a interrupção violenta de trajetórias.

Um amigo, militante de esquerda, tem-se mostrado sensível a coisas que antes negava ou abominava. Confessou-me atualmente pensar muito na religião, coisa antes inaceitável. Aterra-o o fim da vida e o que está por vir após a morte. Provoco o amigo, perguntando sobre o que teria acontecido ao ateu inveterado de outros tempos.

O amigo me responde que se trata da velhice. Há nela algo insondável que nos leva a curvar-se sobre o nosso espirito, interrogando-nos sobre o significado de tudo isso. Aconselhe-o a se distrair mais, vida mais leve. Reponde que não sabe se isso será possível.

Agora Pelé se levanta da cadeira, aos 77 anos, e corre em direção ao gol.

Escrito por Ayrton Marcondes

19 janeiro, 2018 às 11:37 am

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta