Doces
Obesidade, cáries, diabetes… O açúcar tem sido apontado como grande vilão da saúde. Recomenda-se que apenas 10% das calorias ingeridas diariamente provenham do açúcar. Pouco se fala dos benefícios do açúcar que são importantes. A sacarose se desdobra em glicose que é a fonte primária de energia utilizada pelas células. E o açúcar está ligado à produção de dopamina, estimulante.
Tem gente que é louca por doces. Confesso me enquadrar nesse grupo. Fui criado em meio a paneladas de doces de abóbora, batata, figos em calda etc. Isso sem falar em paçocas de amendoim moído em pilão. Minha avó paterna sabia fazer um doce de banana de sabor inesquecível. Não sei se ainda é assim - acho que não - mas as mulheres de uma família orgulhavam-se de seus conhecimentos de culinária. As meninas muito cedo aprendiam a cozinhar, pelo menos o básico. Moças prendadas, dizia-se. Existiam ainda as especialidades. Uma prima, por exemplo, era mestre em fazer maioneses. Outra especializada em bolos. E assim por diante.
Assim, tornei-me escravo dos doces. Vida afora tentei privar-me deles, sem sucesso, aliás. Um lauto almoço, ou jantar, jamais estará completo se não acompanhado por um doce ao final -ah, pode ser sorvete. Hum…
Não sou desses caras que comem muito. Minha refeição matinal é fugaz. Mas, por volta do meio-dia, preciso de algo doce, nem que seja uma bala. Ou uma paçoquinha, dessas compradas nas padarias.
Anualmente refaço exames de sangue para dosagens, inclusive a de açúcar. Até hoje nunca recebi a terrível notícia do diabetes. Espero morrer assim.
Escrevo sobre isso porque, dias atrás, uma moça nos visitou e presenciei situação difícil para ela. Acontece que a moça, agora esbelta, lutou muito para perder peso, sabe-se lá o regime a que se submeteu. Eis que havíamos comprado, dias antes, uma daquelas maravilhosas goiabadas produzidas no Sul de Minas. O pior: justamente na presença da moça resolvi servir-me da goiabada.
Resumindo: deu no que deu. Despertado o demônio do açúcar nada pode reprimi-lo. No começo ela recusou. Mas, pouco depois, sucumbiu ao feitiço da goiabada. Não resistiu.
É assim. Acho que esse embate sempre existirá.