A saúde na doença
O Bernardo é um sujeito interessante. Sempre gostou de esportes daí o físico de quem malha pelo menos duas vezes por semana. Não faz o tipo entrão. Nem é muito falante. É daqueles que preferem ouvir antes de dar a opinião. Em geral se sai melhor quando o assunto é esporte. Apaixonado por futebol, torce para o Santos. Vez ou outra acompanha o time, vai ao estádio. É fervoroso e sofre nas derrotas.
Não via o Bernardo a algum tempo. Desta vez encontrei-o na rua e paramos para breve conversa. Mas, apague-se tudo o que foi dito no parágrafo anterior. A pessoa que encontrei não era “aquele” Bernardo. O homem diante de mim perdera o viço. Muito magro, abatido, mesmo sua a voz parecia gerada em profundezas pulmonares. Não chegava a assemelhar-se a gemidos, mas fazia-me lembrar deles.
Afinal, o que acontecera ao Bernardo? Onde a força e a disposição de outrora? Não tive coragem de perguntar. Conversamos e nos despedimos rapidamente. Mas, a imagem do Bernardo de agora calou-me fundo.
Foi o Fonseca quem em esclareceu o que acontecera ao Bernardo. Tempos atrás fora diagnosticado com a doença miastenia gravis. Nessa doença o sistema imunitário ataca a bainha de mielina que reveste os neurônios. Com o sistema nervoso afetado começam os sintomas. Incialmente cansaço que evolui para perda de força, fraqueza, dores, alteração do raciocínio e dificuldades motoras. Como a doença não tem cura os sintomas pioram. O diagnóstico se faz com exame de líquor, extraído da medula espinhal, e ressonância magnética. A doença é tratada com medicamentos, exercícios e descanso.
Pessoas que sofrem de miastenia costumam esconder a doença. O receio é que venham a perder seus empregos. Estatísticas mostram que 40% dos pacientes com miastenia estão desempregados.
O Bernardo sempre foi funcionário de um banco estrangeiro. Certa ocasião esteve por três anos nos EUA, trabalhando na matriz do banco. O Fonseca não soube me dizer se o Bernardo comunicou a doença à empresa onde trabalha. Aliás, disse isso e emendou: ele diz que goza de muita saúde na doença.