Sorte grande at Blog Ayrton Marcondes

Sorte grande

deixe aqui o seu comentário

Foi numa farmácia. Estávamos na fila de atendimento, dois metros de afastamento de cada um, quando um homem disse à mulher que o acompanhava:

- Numa crise dessas só mesmo se tirar a sorte grande.

A “sorte grande”. Há muito tempo não ouvi falar sobre ela. Mas, na minha infância, citava-se muito a danada. Ela fazia parte dos sonhos das gentes classe média baixa e dos pobres. Tirar a “sorte grande” seria a solução para todos os problemas. Mas, como alcançá-la?

Pode ser que “sorte grande” tenha muitos significados. Mas, o mais comum e significativo representa ganhar muito dinheiro de uma só vez. Em geral isso se consegue acertando com bilhetes de loteria, no jogo do bicho e, mais recentemente, na megasena, na quina etc.

Embora proibido no Brasil consta que o jogo do bicho segue ativo nesse Brasil afora. São 25 bichos e pode-se apostar nas dezenas, centenas e milhares. Acertar o milhar representa conseguir o prêmio mais alto, logicamente com valores proporcionais àqueles que foram apostados. Mas, o jogo do bicho acontece “por baixo do pano”, como se diz. Interessados em apostar sabem onde fazer o jogo.

Mas, ao que parece a “sorte grande” é para poucos. Conheci um jogador contumaz que perseguiu por muitos anos a tal sorte. Conseguiu-a no fim da vida: teve seu bilhete premiado na Loteria Federal, ganhou no bicho e, incrivelmente, nalgumas rifas, tudo ao mesmo tempo.

A bem da verdade não sei o que dizer sobre a sorte. Francisco Matarazzo, industrial italiano que chegou a ser o terceiro homem mais rico do mundo, atribuía seu sucesso nos negócios a dois fatores: inteligência e sorte. De minha parte não sei dize se tenho, ou não, a sorte no jogo. Entretanto, quando ainda aluno do curso hoje chamado de Ensino Médio, participei de uma festa na qual existiam barracas que faziam sorteios. Os prêmios mais relevantes eram frangos assados. Pois devo ter ganho cerca de meia dúzia de frangos que levei para casa. Espero não ter gastado ali toda a minha cota de sorte em rifas e jogos porque, depois daquela ocasião, nunca mais ganhei em nada.

Hoje em dia a Megasena faz milionários com alguma frequência. Nem sempre conseguir a “sorte grande” significa felicidade no futuro. São muitos os casos de ganhadores que acabam se dando mal por mau uso do dinheiro etc. Mas, como dizia um conhecido: “se dinheiro não traz felicidade então eu não quero ser feliz”. Será?

Escrito por Ayrton Marcondes

30 abril, 2020 às 12:22 pm

deixe aqui o seu comentário



Deixe uma resposta