Carnaval
Agora exigem que o carnaval seja carnaval de verdade. Um articulista escreve que o que se vê por aí hoje em dia não é carnaval, que a música tocada não é samba. Um sociólogo passa por cima de definições afirmando que só no carnaval, durante a alegria coletiva, o brasileiro é de fato brasileiro. Uma especialista diz que o carnaval de São Paulo descaracterizou-se ao copiar o do Rio de Janeiro.
O carnaval está na berlinda. A alegria também. Creio ser hora de fazer uma enquete, ouvir a voz dos foliões. Só foliões de verdade podem opinar sobre o carnaval, os desfiles, as mulheres quase nuas - ou nuas - e tudo o mais. Os foliões darão o veredito.
Eu? Ah, acho que tudo é uma questão de ocasião. Cada coração ama um certo tipo de carnaval em que… O verdadeiro carnaval, assim como a verdadeira alegria, depende das circunstâncias. Pois digo que existem até carnavais em circunstâncias desfavoráveis nos quais de repente a sorte vira. Aí podem tocar samba ou qualquer música que, não adianta, tudo vira carnaval e muita saudade depois.