A Associacão de Carecas
É dos carecas que elas gostam mais?
Não consta que exista pesquisa a respeito. Conheci uma senhora com mais de 50 anos de idade e solteira que queria casar-se de qualquer jeito. Não vou morrer invicta – dizia – fazendo-nos pensar sobre a extensão da palavra invicta em sua vida particular. Ela acrescentava:
- Agora que sou cinquentona, caso até com um careca.
Casou-se. O careca era vinte anos mais velho que ela e muita gente achava que ele não ia longe. Como o careca tinha algumas posses houve quem falasse em golpe do baú. Entretanto, o careca recuperou-se, passou a praticar esportes e exibir aspecto físico saudável. Tinha o hábito de acordar às cinco da manhã para fazer ginástica e obrigava a mulher a exercitar-se com ele. Ela morreu alguns anos antes dele, dizia-se a boca pequena, no velório, que a falecida sucumbira por não acompanhar o ritmo do marido.
Leio que na cidade espanhola de Allo existe uma Associação de Carecas que, dias trás, reuniu-se para comemorar o Dia do Careca. A associação foi fundada há dez anos, tem até um presidente de honra. Allo recebe membros da associação vindos de varias localidades para a comemoração. Os novos membros são batizados com a água de uma fonte jogada sobre suas cabeças: carecas batizados unidos permanecem unidos.
Mas Allo não está sozinha em termos associativos de falta de cabelos. Desde 1970 existe nos Estados Unidos uma associação de carecas que tem representantes em 42 estados e cinco outros países.
A idéia poderia ser trazida para o Brasil fundando-se aqui uma filial da associação de Allo. É de se supor que carecas de várias partes do país se filiariam à nova agremiação. De fato, uma rápida pesquisa na internet digitando-se a palavra “careca” resulta em impressionantes manifestações de pessoas calvas que variam de propostas de associações a lamurias pela falta de cabelos.
O fato é que existe no país uma grande quantidade de carecas estimada em quase 1/4 da população. Note-se que nem todos são portadores de calvície hereditária; e tem muita gente cabeluda por aí que tende a ficar com a cabeça lisa devido à queda de cabelos com o passar dos anos.
Há quem ache os carecas feios. Existem carecas insatisfeitos com a sua condição e dispostos a tudo para terem cabelos. Implantes, perucas, tratamentos e curiosos métodos nos quais cabeleiras são coladas à cabeça durante alguns meses fazem parte do arsenal utilizado pra driblar a calvície.
Entretanto, grande parte dos carecas diz-se satisfeita por não ter cabelos e aponta vantagens em sua condição entre as quais figuram a higiene e não perder tempo com o cabelo. Além disso, não custa lembrar que muita gente cabeluda prefere raspar a cabeça, aí se incluindo muitos atletas. O look tipo sarado, cabeça raspada e óculos escuros faz sucesso e a verdade é que muita gente gostaria de fazer parte dessa turma.