Sobre o Autor
Ayrton Cesar Marcondes nasceu em Santo Antônio do Pinhal-SP, em 1947. Sua formação ocorreu num período em que o país sofreu os impactos da Guerra Fria e, pouco mais tarde, profundas transformações decorrentes da Revolução de 64.
Para Ayrton a dicotomia entre letras e ciência nunca foi bem delimitada. Leitor inveterado desde a adolescência seria lógico que seguisse carreira ligada às letras. Entretanto, a paixão pela ciência levou o futuro escritor a optar pelo curso de medicina no qual se formou em 1974.
Data desse período outra escolha de Ayrton: atraído pela arte de ensinar iniciou-se na carreira de professor, tendo lecionado Biologia e realizado palestras por cerca de trinta anos em instituições educacionais de vários níveis.
A obra de Ayrton Cesar Marcondes reflete seu desassossego profissional: tem escrito romances, ensaios, biografias e livros de Biologia. No geral suas obras demonstram preocupações marcadamente históricas algumas delas constituindo-se em vastos painéis de períodos da vida brasileira no qual se inserem quer figuras de proa como Machado de Assis e Campos Salles, quer embates como o ocorrido em Canudos, no século XIX. Já no campo da Biologia o escritor tem se caracterizado por trabalhos em áreas específicas como a Ecologia e a Saúde e obras de conteúdo mais amplo. Este é o caso da coleção “Biologia e Cidadania” dividida em três volumes e publicada em 2008.
Da obra do escritor destacam-se:
Canudos, as Memórias de Frei João Evangelista de Monte Marciano, 1997.
Campos Salles, uma investigação na República Velha, 2001.
Por onde andará Machado de Assis, 2004
Machado de Assis – Exercício de Admiração, 2008.